Com a proximidade das eleições municipais de 2024, diversos nomes começam a se destacar como pré-candidatos ao executivo municipal em todo o país. Na região Sul do Piauí, não é diferente. Os acordos e coligações políticas já estão em curso, e nas redes sociais das 24 cidades que compõem a região da Chapada das Mangabeiras, esse é o assunto mais comentado.
Diante disso, o Portal Ponto X tem como objetivo destacar os nomes que pretendem se candidatar para que a população possa avaliar se estão aptos a comandar o executivo municipal nas eleições de outubro de 2024.
De acordo com apuração realizada pela nossa redação, praticamente todos os prefeitos de primeiro mandato, bem como aqueles que têm direito de acordo com a legislação, pretendem concorrer à reeleição no próximo ano. Além disso, novos nomes também surgem como pré-candidatos ao pleito pela primeira vez.
Para esta primeira reportagem, o Ponto X levantou os nomes mais cogitados até o momento na cidade de Bom Jesus. Vale ressaltar que outros nomes poderão ganhar destaque e concorrer ao pleito, mesmo que não sejam citados nesta matéria.
Conforme apuração em Bom Jesus do Gurgueia, capital do agronegócio, o jovem prefeito de primeiro mandato Nestor Elvas (MDB) é pré-candidato à reeleição. Com uma aprovação de 80% obtida em pesquisa realizada em 2021, o gestor ainda é bem avaliado pelos bonjesuenses. Ao seu lado, o vice-prefeito Alcindo Piauilino, que já foi prefeito por dois mandatos em Bom Jesus. A dupla venceu a candidata do prefeito Marcos Elvas nas eleições de 2020.
Para tentar desbancar a boa aprovação do atual prefeito, os analistas políticos da região apontam que o nome que pode enfrentar Nestor é o de Marcos Elvas (União Brasil), ex-prefeito por três mandatos e parente próximo do atual gestor. Em conversa com nossa redação, Marcos Elvas afirmou que faz parte de um grupo político que terá uma candidatura majoritária de oposição, mas que ainda é cedo para afirmar se ele mesmo encabeçará a chapa nas eleições do próximo ano.
Outro nome cogitado pelos analistas políticos é o do médico Dr. Lucas Lustosa, porém, ele faz parte do grupo do ex-prefeito Marcos Elvas. Dr. Lucas concorreu como candidato a vice-prefeito em 2020 ao lado de Clédja Benvindo. A dupla disputou uma acirrada corrida eleitoral e perdeu para Nestor e Alcindo por uma diferença de 109 votos.
Há ainda a empresária Sávia Castro, que corre por fora e recentemente lançou seu nome como pré-candidata a prefeita de Bom Jesus. Ela é presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Piauí (APPR) e está em busca de apoio na capital do estado e no âmbito federal para viabilizar sua candidatura no próximo ano.
Com as eleições municipais cada vez mais próximas, a expectativa é que outros nomes surjam e que a disputa eleitoral em Bom Jesus seja marcada pela participação intensa dos eleitores na escolha do próximo prefeito. Acompanhe a Coluna “O X da Questão” para ficar por dentro das principais novidades sobre as pré-candidaturas e os rumos da política na região da Chapada das Mangabeiras.
Em breve uma nova enquete será realizada na página do Portal Ponto X no Instagram, para prefeito de Bom Jesus. Clica a aqui e segue a nossa página para poder votar na enquete.
Fique de olho na Coluna, “O X da Questão” em breve mais uma reportagem sobre as eleições municipais 2024 de outra cidade da região.