sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Redação

Rafael Fonteles entrega vans adaptadas a 22 municípios e anuncia mais 50 veículos;

Dentre os municípios contemplados; Redenção do Gurguéia, Guaribas e Canavieira

Ver resumo
  • O governador Rafael Fonteles entregou 22 vans adaptadas para transporte de pacientes cadeirantes.
  • As vans foram adquiridas pela Secretaria de Saúde do Piauí, com emendas da ex-deputada Rejane Dias, no valor de R$ 6,7 milhões.
  • Serão entregues mais 50 veículos em breve.
  • As vans ajudarão no transporte de pacientes para polos regionais de saúde, especialmente aqueles com deficiência.
  • Destacou-se a importância do transporte para pacientes que precisam de deslocamento frequente, como em tratamentos de hemodiálise e câncer.
  • Os municípios beneficiados incluem Agricolândia, Alto Longá, e outros.
  • O ministro Wellington Dias reforçou a necessidade do transporte adaptado para pessoas em condições de saúde fragilizadas.
(Secom-Governo do Piauí) Rafael Fonteles entrega vans adaptadas a 22 municípios e anuncia mais 50 veículos;
Rafael Fonteles entrega vans adaptadas a 22 municípios e anuncia mais 50 veículos;

O governador Rafael Fonteles entregou, nesta sexta-feira (19), na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), 22 vans adaptadas que irão reforçar o transporte de pacientes cadeirantes em diferentes municípios do Piauí. Os veículos foram adquiridos pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), com recursos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias, equivalentes a R$ 6,7 milhões. Mais 50 veículos ainda serão entregues, também por meio de emendas da ex-deputada.

“É uma entrega muito importante e os prefeitos sabem com mais detalhes o que significa para os municípios. O transporte de pacientes e, muitas vezes, de pessoas com alguma deficiência, é sempre um desafio para as prefeituras, que precisam se deslocar para polos regionais de saúde”, destacou Rafael Fonteles.

João Mourão, prefeito de Coivaras, disse que a demanda de pacientes do município para Teresina é grande e por isso a van irá ajudar bastante. “Temos uma alta demanda por esse tipo de serviço e vamos ter uma melhora significativa no atendimento às pessoas com necessidades especiais”, afirmou.

O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, frisou que as vans vão beneficiar também os cadeirantes que precisam de reabilitação. “Por exemplo, os que moram em Altos, Alto Longá, Castelo do Piauí e precisam vir ao Centro Integrado de Reabilitação (CEIR); os que moram em Alegrete e têm que se deslocar até Picos. Muitas vezes não conseguem, por falta de condições de acessibilidade”, comentou.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que representou Rejane Dias, destacou que há casos em que o paciente precisa do deslocamento por longos períodos e, por isso, o transporte é fundamental. “Há pacientes em hemodiálise cujo deslocamento não é pontual, mas recorrente, muitas vezes durante toda a vida. Também há situações de pessoas em condição de fragilidade, como as que enfrentam o câncer. Por isso, a importância do veículo adaptado”, ressaltou.

Os municípios contemplados com as vans são Agricolândia, Alto Longá, Alegrete do Piauí, Altos, Anísio de Abreu, Brejo do Piauí, Bom Princípio, Canavieira, Capitão Gervásio Oliveira, Castelo do Piauí, Cocal dos Alves, Coivaras, Redenção do Gurguéia, Guaribas, Lagoa de São Francisco, Lagoa do Barro, Piracuruca, Santo Antônio de Lisboa, São João do Arraial, São João da Fronteira, São Gonçalo do Piauí e Sussuapara.

 Rafael Fonteles entrega vans adaptadas a 22 municípios e anuncia mais 50 veículos;  

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí