quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Redação

Trump 'não tem medo de usar meios militares para proteger liberdade', diz Casa Branca

Casa Branca diz que Trump pode usar meios militares para proteger a liberdade de expressão, após pergunta sobre Bolsonaro e STF. Entenda!

Ver resumo
  • Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, disse que o governo de Trump está disposto a usar "meios militares" para proteger a liberdade de expressão globalmente.
  • A declaração foi uma resposta a uma pergunta sobre a possível condenação de Jair Bolsonaro pelo STF.
  • Michael Shellemberger questionou se Trump consideraria medidas adicionais caso Bolsonaro fosse impedido de disputar eleições.
  • Leavitt afirmou que a liberdade de expressão é uma prioridade para o governo dos EUA.
  • Apesar da posição firme, não há ações adicionais em curso contra o Brasil.
  • A Embaixada dos EUA em Brasília compartilhou a declaração de Leavitt.
  • A declaração ocorre durante o julgamento de Bolsonaro e outros acusados de tentativa de golpe em 2023, com o ministro Alexandre de Moraes votando pela condenação.
Foto: Jonathan Ernst/ Reuters Trump 'não tem medo de usar meios militares para proteger liberdade', diz Casa Branca
Foto: Jonathan Ernst/ Reuters

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta terça-feira (9) que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disposto a “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”. A declaração foi feita em resposta a uma pergunta sobre a eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

O repórter Michael Shellemberger, do site Public News, questionou se Trump estaria considerando medidas adicionais diante da possibilidade de Bolsonaro ser condenado e ficar impedido de disputar eleições no Brasil.

Leavitt respondeu:

“O presidente Trump não tem medo de usar meios econômicos nem militares para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo.”

Ela acrescentou que a defesa da liberdade de expressão é tratada como prioridade pelo governo norte-americano:

“A liberdade de expressão é a questão mais importante dos nossos tempos. O presidente Trump leva isso muito a sério, e por isso tomamos ações contra o Brasil.”

Apesar do tom firme, a porta-voz ressaltou que, por enquanto, “não há nenhuma ação adicional” em curso contra o governo brasileiro. A Embaixada dos EUA em Brasília chegou a repostar a fala de Leavitt em suas redes.

O posicionamento ocorre em meio ao julgamento, pela Primeira Turma do STF, da denúncia contra Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado em 2023. O relator, ministro Alexandre de Moraes, já votou pela condenação do ex-presidente e do grupo, apontado como parte do núcleo crucial da trama golpista que tentou impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí