quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Redação

Rafael Fonteles firma acordo na China para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

O projeto representa um avanço estratégico para a infraestrutura tecnológica e abre novas perspectivas de geração de emprego e renda para os piauienses.

Ver resumo
  • O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou de encontros estratégicos em Shenzhen para atrair investimentos para o estado nas áreas de telecomunicação, inovação e energia renovável.
  • Assinou um memorando com a C-Data e a Ora Telecom para estudar a implantação de uma fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí.
  • Reuniu-se com Nelson Kameda para discutir cooperação com startups piauienses e transferência de conhecimento.
  • Visitou a China General Nuclear Power Group para discutir projetos de energia limpa no Piauí, como o Parque Solar Nova Olinda.
  • A missão continua em Shanghai para encontros com o Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics e empresas de tecnologia.
  • A missão será concluída na Alemanha, com encontros no Ministério da Economia e participação no evento Seduckathon.
(Foto: Juliana Oliveira) Rafael Fonteles firma acordo na China para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí
Assinatura de acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí (Foto: Juliana Oliveira)

O governador do Piauí, Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (10), em Shenzhen, de uma série de encontros estratégicos no quarto dia da missão internacional na China. Os compromissos focaram na atração de investimentos para o Piauí nas áreas de telecomunicação, inovação e energia renovável, ampliando as conexões do Estado com grandes grupos empresariais e especialistas em tecnologia.

O primeiro encontro ocorreu na sede da C-Data, fabricante chinesa de soluções em redes de acesso, com a participação de representantes da empresa e da Ora Telecom, um dos maiores provedores de internet do Piauí. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimentos entre a Investe Piauí, a C-Data e a Ora Telecom, que marca o início dos estudos para implantação de uma fábrica de equipamentos de fibra óptica no território piauiense.

O projeto representa um avanço estratégico para a infraestrutura tecnológica e abre novas perspectivas de geração de emprego e renda para os piauienses.

Em seguida, o governador se reuniu com o especialista brasileiro Nelson Kameda, referência internacional em tecnologia e inovação, fundador da Zhuhai Kameda Technology e da Colabtec. O encontro teve como objetivo explorar oportunidades de cooperação para apoiar startups piauienses, promover a transferência de conhecimento e integrar o ecossistema local às cadeias globais de inovação.

A programação em Shenzhen incluiu ainda uma visita à sede da China General Nuclear Power Group (CGN), empresa estatal chinesa líder mundial em energia nuclear e com forte atuação em energias renováveis no Brasil. Durante a reunião com a alta liderança da companhia, foram discutidos os projetos em andamento no Piauí, como o Parque Solar Nova Olinda, em Ribeira do Piauí, e o Parque Eólico Lagoa do Barro, além da perspectiva de novos investimentos em sistemas de armazenamento de energia e tecnologia termossolar (CSP). Também foi abordada a cooperação técnica em curso para análise de alternativas de conexão e avanços em processos de licenciamento.

Para Rafael Fonteles, as agendas reforçam o compromisso do Estado em diversificar sua economia e atrair investimentos estratégicos. “Tivemos um dia muito produtivo em Shenzhen, com três agendas fundamentais para o futuro do Piauí. Assinamos um memorando de entendimentos que marca o início do projeto de implantação de uma fábrica de equipamentos de fibra óptica em parceria com a Ora Telecom, um investimento que trará mais emprego e renda para o nosso povo e será um avanço estratégico em tecnologia e inovação. Também dialogamos sobre cooperação internacional em inovação e acompanhamos o andamento de grandes projetos de energia limpa que reforçam a vocação do Piauí para liderar a transição energética no Brasil”, pontuou o governador.

Próximas agendas

A missão internacional segue nesta quinta-feira (11), em Shanghai, onde o governador terá encontros com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), dos Brics, e com as empresas TBEA e Envision. Na sexta-feira (12), a missão será concluída com reunião no Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha e visita à Embaixada Brasileira. Na capital alemã, Rafael Fonteles também participará do evento Seduckathon, ocasião em que encontrará os 15 estudantes e professores da rede pública estadual do Piauí que estão em intercâmbio.

 (Foto: Juliana Oliveira)  

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí