quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Redação

Nova cepa da Covid-19, “variante da rouquidão” provoca internações;veja sintomas

A gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Marylane Viana, informou que a nova cepa é da própria ômicron e tem como característica a rouquidão.

Ver resumo
  • A variante XFG da Covid-19 está circulando no Piauí e é conhecida como a "variante de rouquidão" devido ao distúrbio temporário da voz que causa.
  • A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí confirmou sua presença, descoberta pelo Lacen em parceria com a Fiocruz Piauí.
  • A variante é uma cepa da ômicron e provoca sintomas como rouquidão, respiração curta, cansaço, zumbido, perda de olfato e paladar, e surdez temporária.
  • Afeta principalmente homens de 15 a 39 anos e ainda não causou casos graves ou óbitos no estado.
  • Recomenda-se a vacinação, especialmente para crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.
  • Máscaras devem ser usadas por pessoas com sintomas para evitar a transmissão.
  • Já detectada em 38 países, traz sintomas como perda de apetite, febre, tosses, dores musculares, e náuseas.
Foto: Freepik Nova cepa da Covid-19, “variante da rouquidão” provoca internações;veja sintomas
Foto: Freepik

A nova variante da Covid-19 – a XFG – que circula no Piauí já provocou a internação de 21 pessoas no estado e está sendo conhecida como a “variante de rouquidão”, devido o vírus causar um distúrbio temporário da voz.  

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou que a variante XFG está circulando no Piauí. A descoberta foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em parceria com a Fiocruz Piauí, por meio da análise genética de amostras. 

A gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Marylane Viana, informou que a nova cepa é da própria ômicron e tem como característica a rouquidão. 

“Ela é uma variante que nas pessoas apresentam uma rouquidão, uma respiração curta, a pessoa faz mais esforço para respirar, um cansaço generalizado, zumbido no ouvido, perda de olfato e paladar e pode ocorrer surdez temporária. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que ela é uma variante sob monitoramento”, disse Marylane Viana.

Segundo os dados coletados no Piauí, a variante está adoecendo  pessoas do sexo masculino de 15 anos a 39 anos e está ligada a maior circulação desse público, que está em fase produtiva. 

“Os pacientes chegaram a ser internados na rede pública, mas não evoluíram para a fase grave ou óbito”, disse a gerente. 

Recomendação é vacinar contra a Covid

A gerente em Vigilância a Saúde garantiu que há vacinas suficientes para a população do estado. Ela reforçou a importância da vacinação para todos os públicos, principalmente para as crianças, gestante e população com comorbidade. 

O uso de máscara, Marylane Viana recomendou que as pessoas com sintomas devem usar máscaras para não repassar para outras pessoas. 

Além do Brasil, a variante já foi detectada em 38 países, de acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Além da rouquidão, a variante causa sintomas típicos da primeira onda da Covid-19, como:

Respiração encurtada
Perda do olfato e paladar
Perda de apetite

Além de: 

febre
tosse
dores musculares
dificuldade respiratória ou falta de ar (dispneia)
perda total do olfato ou parcial
ausência do paladar ou perturbação do paladar
diarreia.
náuseas/vómitos.

Fonte: Cidade Verde

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí