Jhon Lennon dos Santos Abreu – indicado pela Polícia Civil de mandar matar uma família em Baixa Grande do Ribeiro – foi preso nesta quinta-feira (4/05) no Distrito Federal. No crime, um pai, dois filhos e um funcionário da família foram mortos a tiros no dia 23 de abril de 2023.
As vítimas são Luiz Pedro Dalcin (61 anos), pai de Luiz Antônio Dalcin (34 anos) e Gustavo Dalcin (38 anos). Já o colaborador é Leonilton Sousa da Silva (33 anos).
A prisão aconteceu em cumprimento de mandado de prisão durante uma operação da Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Delegacia de Polícia de Uruçuí e das Diretorias de Inteligência da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública e da Diretoria de Polícia do Interior.
“Desde a data do fato, as equipes estão empenhadas em esclarecer todas as circunstâncias do crime apresentar à Justiça todos os envolvidos. As investigações continuam no intuito de localizar e prender os outros envolvidos no caso”, informou a Secretaria de Segurança.
A prisão de Jhon Lenoon também contou com apoio operacional da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal. Um dos executores do crime já foi preso e identificado como Lúcio Batista Filho. Um terceiro suspeito continua foragido.
MOTIVAÇÃO
O mandante do crime foi identificado como Jhon Lennon dos Santos Abreu, de 28 anos, genro de um funcionário que foi encontrado morto – possivelmente por causas naturais – na fazenda da família Dalcin.
“O sogro de John Lennon foi algum tempo atrás encontrado morto, possivelmente de causas naturais, na fazenda onde trabalhava. O caso na época causou revolta dos familiares pois alegam que houve negligência por parte dos empregadores”, explicou o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko.
De acordo com o delegado Matheus Zanatta, em entrevista à TV Clube, no dia 25 de abril, a família de John Lennon entrou com uma ação contra a família Dalcin, o que gerou uma série de ameaças entre os envolvidos.
“O Jhon Lenon ficou com raiva, achando que a família Dalcin tinha demorado muito para comunicar às autoridades competentes. A família do Jhon Lennon entrou com uma indenização contra a família Dalcin. Depois disso, passou a (ter) umas ameaças recíprocas: Dalcin-Jhon Lennon e Jhon Lennon-Dalcin”, disse o delegado Zanatta.
O CRIME
A família Dalcin é natural do Rio Grande do Sul e trabalha com a produção de grãos no cerrado piauiense. O crime aconteceu na manhã do dia 23 de abril. As vítimas foram encontradas mortas no terraço da casa da família.
As vítimas que foram mortas são Luiz Pedro Dalcin (61 anos), pai de Luiz Antônio Dalcin (34 anos) e Gustavo Dalcin (38 anos). Já o colaborador é Leonilton Sousa da Silva (33 anos).
No dia crime, outras duas pessoas que estavam no local conseguiram fugir ao pular o muro da casa para pedir ajuda. As testemunhas estavam dormindo quando foram surpreendidas com os atiradores, obrigando-as a irem até o terraço, local onde as outras vítimas foram encontradas mortas a tiros.
Deixe sua opinião: