sábado, 25 de outubro de 2025 | Redação

Rafael Fonteles encerra Diálogos pelo Piauí em Bom Jesus com debate sobre prioridades do território

Cerca de 450 pessoas participaram das oficinas temáticas para discutir propostas prioritárias que serão avaliadas e integradas ao planejamento estadual.

Ver resumo
  • A 11ª edição do "Diálogos pelo Piauí" foi realizada em Bom Jesus.
  • Reuniu 450 participantes do Território de Desenvolvimento Chapada das Mangabeiras.
  • Foram discutidas propostas para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
  • 35 proposições foram selecionadas, divididas em sete eixos temáticos.
  • Os eixos incluíram educação, saúde, desenvolvimento socioeconômico, infraestrutura, mudanças climáticas, desigualdades, justiça e segurança.
  • Entre os pedidos estão construção de hospital, ampliação de cursos, delegacias especializadas, e suporte técnico rural.
  • A iniciativa visa garantir que as demandas da sociedade civil sejam integradas ao planejamento estadual.
  • Algumas ações já estão sendo desenvolvidas pelo governo do estado.
(Secom-Governo do Piauí) Rafael Fonteles encerra Diálogos pelo Piauí em Bom Jesus com debate sobre prioridades do território
Rafael Fonteles encerra Diálogos pelo Piauí em Bom Jesus com debate sobre prioridades do território

A 11ª edição do Diálogos pelo Piauí foi concluída, neste sábado (25), em Bom Jesus, com a plenária final que reuniu representantes de diversas instituições, do Território de Desenvolvimento Chapada das Mangabeiras. Cerca de 450 pessoas participaram das oficinas temáticas, onde foram discutidas propostas prioritárias de ações a serem avaliadas e integradas ao planejamento estadual.

Na plenária foram apresentadas 35 proposições selecionadas para inclusão no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, sendo cinco ações para cada um dos sete eixos temáticos: Educação Inclusiva e de Qualidade; Saúde e Bem-Estar; Desenvolvimento Socioeconômico; Infraestrutura, Inclusão Produtiva e Transição Energética; Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Redução das Desigualdades; Justiça e Segurança.

Rafael falou da importância da escuta ativa das demandas. “Garante que as prioridades da sociedade civil organizada, dos movimentos sociais, sejam acolhidas pelo governo para virar orçamento e ações concretas, que melhorem a vida do nosso povo”, disse.

Entre os pedidos apresentados constam: construção de hospital; ampliação de oferta de cursos de graduação e pós-graduação; criação de delegacias especializadas; implantação de casas de acolhimento; ações de convivência com a seca; suporte técnico rural, entre outros.

Alguns dos pleitos coincidem com ações que já vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado. “O governador mostrou aqui o seu compromisso na área de saúde, educação, economia, meio ambiente, ou seja, nós estamos buscando integrar cada vez mais todos os territórios piauienses com um foco especial na Chapada das Mangabeiras” disse o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.


Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí