sábado, 8 de novembro de 2025 | Redação

Fim da obrigatoriedade da auto escola para tirar CNH começa em 2026

A proposta promete extinguir a obrigatoriedade das aulas de autoescola, o que tornaria mais barato a emissão da CNH.

Ver resumo
  • O governo brasileiro planeja alterar o processo de emissão da CNH até novembro.
  • A proposta elimina a obrigatoriedade de aulas em autoescola, reduzindo custos.
  • Instruções práticas terão um mínimo de duas horas, contra as atuais vinte.
  • Provas teórica e prática permanecem obrigatórias.
  • Instrutores autônomos poderão oferecer aulas, aumentando a acessibilidade.
  • Objetivo é reduzir custos e facilitar acesso para baixa renda e mulheres.
  • Estima-se uma redução de até 80% no custo da CNH.
  • Alterações inspiradas em práticas de países como EUA e Canadá.
  • Autoescolas resistem e podem buscar medidas legais contra a implementação.
(Foto: reprodução) Fim da obrigatoriedade da auto escola para tirar CNH começa em 2026
Fim da obrigatoriedade da auto escola para tirar CNH começa em 2026

As mudanças no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem ser oficializadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até o fim deste mês de novembro.

A proposta promete extinguir a obrigatoriedade das aulas de autoescola, o que tornaria mais barato a emissão da CNH. No dia 2 de novembro, a consulta pública foi encerrada pelo Ministério dos Transportes. 

Uma das medidas em discussão é a exigência de pelo menos duas horas de aula prática. Hoje, a obrigação é de 20 horas. O governo permitirá que, além das autoescolas, instrutores autônomos ofereçam aulas para as pessoas que desejam realizar a prova.

Com os ajustes, a proposta precisará ser validada em uma reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A expectativa dentro do Ministério dos Transportes é que a reunião ocorra ainda em novembro. 

Segundo a pasta, o governo manterá as provas escrita e a prática para tirar a habilitação, mas as aulas da autoescola serão facultativas.

A principal justificativa da gestão petista para a medida é a redução do custo e ampliação do acesso à habilitação para pessoas de baixa renda e mulheres.

De acordo com o governo, o custo para emitir a CNH poderá cair em até 80%. O custo médio para ter uma habilitação no país é de R$ 3.215,64, segundo dados do Senatran. O custo com autoescola representa 77% do valor, segundo o governo.

A medida enfrenta resistência dos donos de autoescola. O presidente da Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), Ygor Valença, diz que, no dia seguinte da publicação da nova norma, acionará a Justiça para derrubar a iniciativa.

Qual é a justificativa para tirar a obrigatoriedade das autoescolas?

O objetivo da medida é reduzir o custo e ampliar o acesso à habilitação para pessoas de baixa renda e mulheres.

A gestão petista afirma que mais de 18 milhões de brasileiros dirigem sem CNH e 54% não têm carteira de motorista. O grande motivo é o custo, segundo pesquisa realizada pela pasta.

Como vai funcionar o processo para tirar CNH com as mudanças do governo?

A abertura do processo será feita diretamente pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Segundo o Ministério dos Transportes, o governo manterá as provas escrita e a prática para tirar a habilitação, mas as aulas da autoescola serão facultativas.

O aluno terá de cumprir um número mínimo de aulas práticas?

Segundo o ministério, não. O novo modelo retira a exigência de carga horária mínima de 20 horas-aula práticas. O candidato poderá escolher como fará sua preparação: contratando um centro de formação de condutores ou um instrutor autônomo credenciado pelos Detrans.

Será obrigatório frequentar os Centros de Formação de Condutores (CFCs) para as aulas?

A proposta do governo retira a obrigatoriedade das aulas de autoescola no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação.

O conteúdo teórico poderá ser estudado de forma presencial nos CFCs, por ensino à distância (EAD) em empresas credenciadas ou, em formato digital, oferecido pela própria Senatran.

E como ficam as categorias C, D e E?

A proposta também prevê a facilitação dos processos de obtenção da CNH para as categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (transporte de passageiros, como ônibus) e E (carretas e veículos articulados) permitindo que os serviços sejam realizados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) ou por outras entidades, para tornar o processo mais ágil e menos burocrático.

Como será o procedimento para credenciar instrutores autônomos?

Segundo o governo, os instrutores deverão ser credenciados pelos Detrans. A Senatran permitirá a formação desses profissionais por cursos digitais. O instrutor será identificado pela Carteira Digital de Trânsito e constará no sistema como profissional habilitado.

Quando que a CNH sem autoescola passa a valer

A expectativa é que a medida seja formalizada ainda neste ano. A desregulamentação será por meio de portarias, sem a necessidade de aprovação de um projeto de lei.

Existem outros países que já adotam essa medida?

Sim. A proposta se inspira em práticas de países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão, Paraguai e Uruguai, onde os modelos de formação são mais flexíveis e centrados na autonomia do cidadão.

Qual será o valor para tirar a CNH após as mudanças?

Segundo o governo, o custo para emitir a CNH poderá cair em até 80%. O custo médio para ter uma habilitação no país é de R$ 3.215,64. O custo com autoescola representa 77% do valor.

Fonte: Agência Brasil

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí