A arqueóloga Niéde Guidon morreu durante a madrugada desta quarta-feira (4), aos 92 anos. O falecimento foi confirmado por Marian Rodrigues, chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara.
📲Participe do canal de notícias do Ponto X no 👉🏽 WhatsApp 🗞️receba notícias na palma da mão!
As causas da morte não foram divulgadas.
Guidon foi uma das mais importantes pesquisadoras da história brasileira. Dedicou mais de cinco décadas à pesquisa da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde liderou escavações que transformaram o entendimento sobre o povoamento das Américas.
Ela foi pioneira ao defender, com base em evidências arqueológicas, que a presença humana no continente americano teria começado há mais de 50 mil anos, muito antes do que indicavam as teorias tradicionais.
Suas descobertas provocaram debates intensos na comunidade científica internacional e colocaram o Brasil no centro das discussões sobre a pré-história das Américas.
NOTA DE PESAR
A Prefeitura Municipal de Coronel José Dias recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento da Dra. Niède Guidon, uma pessoa essencial e inesquecível na história do nosso município, do Brasil e do mundo.
Com coragem, visão e dedicação incansável, Dra. Niède foi a grande responsável por revelar ao mundo a grandiosidade arqueológica do nosso território, lutando com firmeza pela criação, preservação e valorização do Parque Nacional Serra da Capivara, patrimônio que transformou Coronel José Dias em referência turística.
Seu trabalho ultrapassou os limites da ciência e da arqueologia. Seu legado permanecerá vivo entre nós, nas trilhas do Parque, nas mãos dos artesãos e operadores do turismo, no saber transmitido às novas gerações.
Neste momento de luto, prestamos nossa mais sincera homenagem e nos solidarizamos com familiares, colegas e admiradores dessa mulher extraordinária.
Coronel José Dias é eternamente grato à grande guardiã da Serra da Capivara. O município decretará luto oficial
Deixe sua opinião: