quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Redação

Secretaria do Meio Ambiente inicia monitoramento de nascentes no Piauí a partir de Ribeiro Gonçalves

O projeto integra o Plano Estadual de Conservação e Recuperação de Nascentes, que tem como meta diagnosticar, conservar e recuperar áreas degradadas ou em risco de degradação.

Ver resumo
  • O Piauí iniciou um projeto inédito de preservação das nascentes.
  • A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) começou a monitorar mais de 100 nascentes.
  • A primeira nascente monitorada é a Galhiota, em Ribeiro Gonçalves.
  • O projeto faz parte do Plano Estadual de Conservação e Recuperação de Nascentes.
  • A iniciativa visa diagnosticar, conservar e recuperar áreas degradadas.
  • O projeto conta com parcerias com prefeituras e apoio técnico especializado.
  • Felipe Gomes, diretor da Semarh, destacou a importância do diagnóstico e da recuperação das nascentes.
  • O secretário Feliphe Araújo ressaltou que o projeto eleva o estado a um novo patamar de cuidado com os recursos naturais.
  • O objetivo é garantir água para comunidades e proteger o meio ambiente.
  • O Piauí busca consolidar uma rede de monitoramento e conservação hídrica.
(Foto: reprodução) Secretaria do Meio Ambiente inicia monitoramento de nascentes no Piauí a partir de Ribeiro Gonçalves
Secretaria do Meio Ambiente inicia monitoramento de nascentes no Piauí a partir de Ribeiro Gonçalves

O Piauí iniciou um trabalho inédito de preservação das águas. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) começou, nesta semana, o monitoramento de mais de 100 nascentes em diferentes regiões do estado. A primeira delas é a nascente Galhiota, localizada em Ribeiro Gonçalves, no extremo-sul piauiense — um passo simbólico e estratégico para garantir a segurança hídrica e a revitalização ambiental.

O projeto integra o Plano Estadual de Conservação e Recuperação de Nascentes, que tem como meta diagnosticar, conservar e recuperar áreas degradadas ou em risco de degradação. A iniciativa é realizada em parceria com prefeituras e contará com apoio técnico especializado em recuperação ambiental.

Felipe Gomes, diretor de Recursos Hídricos da Semarh, destaca a importância do trabalho. “Estamos elaborando e aprimorando o diagnóstico das nascentes degradadas e prioritárias para conservação. Em Ribeiro Gonçalves, a própria prefeitura já havia catalogado áreas vulneráveis e, a partir desse levantamento, nossa equipe, junto a especialistas, fará os diagnósticos e os projetos para recuperação. O objetivo é expandir essa ação para outros municípios à medida que avançarmos nos estudos”, pontuou o gestor.

Já o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Feliphe Araújo, reforça que a iniciativa coloca o Piauí em um novo patamar de cuidado com seus recursos naturais. “Estamos iniciando um processo que vai além do diagnóstico. Queremos revitalizar nascentes, garantir água para as comunidades e proteger o meio ambiente. Esse é um compromisso de governo, que começa em Ribeiro Gonçalves e se expandirá para todo o estado”, destacou o gestor.

Com a implementação do projeto, o Piauí caminha para consolidar uma rede de monitoramento e conservação hídrica que poderá beneficiar, de forma direta e sustentável, futuras gerações.

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí