De banho tomado, uniforme limpo e mochila nas costas, duas crianças iniciam o trajeto de 15 km, parte na garupa da moto do pai e outra a pé para poder estudar, por falta de transporte escolar. Mesmo sob o sol forte e temperatura elevada ou debaixo de chuva, durante o trajeto começam a suar e a sujar a roupa, seja da poeira ou da lama.
O descaso foi denunciado pelo próprio pai das crianças e pelos vereadores Lorisvan (Lorin) e Adonaldo Bastos, este último, presidente da câmara de vereadores da cidade de Curimatá, no Sul do estado do Piauí.
Os alunos moram na localidade Lagoinha, na zona rural do município e de acordo com a denúncia há pelo menos 30 dias estão sem o transporte escolar e são obrigados a realizar esse percurso a pé e de moto, ao todo, percorrem 30 km diário ida e volta da escola.
De acordo com os vereadores a prefeitura precisa urgentemente regularizar o transporte escolar que não está passando nessa região há cerca de trinta dias, dessa forma causando transtorno e um imenso prejuízo para as famílias e principalmente para os alunos. Ainda conforme os parlamentares, outra cobrança é a reforma da estrada vicinal que dá acesso às localidade Olho D'água e Lagoinha.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o pai de dois alunos, filma os filhos andando pela estrada vicinal e atravessando poças de água, enquanto cobra as autoridades competentes e fala de sua indignação com a situação.
"Estou levando essas duas crianças andando a pé nesse trecho da estrada para poder estudar. Está com 30 dias de aulas perdidas e não é somente essas duas crianças, tem mais aqui e que os pais se deslocaram da suas casas na zona rural, onde poderiam está cuidando de seus serviços na agricultura. Alguns foram morar na cidade, pagando aluguel, passando necessidade e tudo isso por culpa da nossa administração." Disse o pai das crianças.
O morador ainda ressalta que já foi solicitado a reforma da estrada e transporte escolar à prefeitura municipal: "Isso é um descaso muito grande, estamos até hoje esperando essas máquinas da prefeitura, estou decepcionado". Falou o homem no vídeo.
Deixe sua opinião: