Em uma ação integrada na manhã desta quarta-feira(21), o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado - FICCO, o Departamento do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil (LAB-LD/PCPI), a Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, a Superintendência de Operações Integradas (SOI), a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), o Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BOPAER) e as Delegacias Seccionais de São Raimundo Nonato e Canto do Buriti, deflagraram a Operação DRACO 147 "Juros Altos".
A operação teve como principal objetivo desarticular um núcleo criminoso familiar na região sul do estado, responsável por uma série de crimes como organização criminosa, usura, extorsões, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos 11 mandados de prisão prevista e 13 treze mandados de busca e apreensão, além de 24 medidas cautelares, incluindo o bloqueio de bens e valores em dinheiro, e a apreensão de veículos de luxo.
Polícia deflagra Operação “Juros Altos” (Foto: Polícia Civil)
Todos os alvos integram um núcleo familiar que, além de compor uma organização criminosa, praticava diversos crimes na região de São Raimundo Nonato, com foco na extorsão violenta e cobrança de dívidas impagáveis através da usura. Entre os investigados, destacam-se: - J. O. G: Principal responsável pela lavagem de dinheiro, utilizava-se de agiotagem e extorsão para dissimular os recursos oriundos de atividades criminosas. - I. G. O: Companheira de J.O.G, atuava na ocultação de patrimônio e administração dos recursos ilícitos. - D. G. O (vulgo "Tan Tan"): Envolvido na aquisição e ocultação de veículos de luxo, usados para camuflar o enriquecimento ilícito. - T. O. G: Executor das ordens do grupo, conhecido por sua violência extrema nas ações de cobrança de dívidas. - L. G. O (vulgo "Cabeludo"): Líder local da organização, comandava as operações de cobrança com uso de ameaças e violência. - J. F. S: Esposa de L.G.O, intermediária nas transações financeiras ilícitas.
As investigações apontam que alguns desses indivíduos possuem ligação direta com uma organização criminosa, que utilizava-se de práticas de extrema violência para garantir a cobrança de dívidas relacionadas ao tráfico de entorpecentes e empréstimos com juros abusivos.
Durante as investigações, constatou-se que o grupo criminoso movimentou quantias vultosas de dinheiro nos últimos anos, demonstrando o nível de influência dessa organização na região. Além das medidas cautelares de prisão e busca e apreensão, foram bloqueados bens e valores em dinheiro.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, a Operação "Juros Altos" é parte do contínuo esforço das forças de segurança do Piauí para desmantelar a atuação de organizações criminosas na região. “A ação de hoje enfraquece significativamente a capacidade operacional do grupo, que financiava suas atividades ilícitas através da usura, extorsão e lavagem de dinheiro”, explica.
📲TV PONTO X (Jornal, segunda, quarta e sexta às 12h) Inscreva-se no Canal.
📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Polícia deflagra Operação “Juros Altos” (Foto: Polícia Civil)
Deixe sua opinião: