terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 | Ronilton Leal

Piauí recebe lote com mais 83 mil doses de vacina bivalente contra Covid-19; veja como receber


Piauí recebe lote com mais 83 mil doses de vacina bivalente contra Covid-19; veja como receber

O Piauí recebeu na noite desta segunda-feira (27), mais 83 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19. O imunizante será distribuído aos municípios já nesta terça-feira (28). É o 3º lote enviado pelo Ministério da Saúde ao estado. As duas primeiras remessas totalizaram 97.200 vacinas.

A vacinação contra a covid-19 com a vacina bivalente teve início nessa segunda-feira (27) em todos os estados do Brasil.

Em Teresina, a vacinação começou pela população com 85 anos ou mais, em três pontos de drive thru pela capital: no Estacionamento do Teresina Shopping, na Zona Leste; no Terminal Buenos Aires, na Zona Norte; e no Terminal Parque Piauí, na Zona Sul. Nas demais cidades, cada prefeitura deve organizar seu esquema de distribuição das vacinas.

Na primeira etapa, a vacinação contempla pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. No primeiro momento, serão vacinados idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

De acordo com o Ministério da Saúde, para quem faz parte do público-alvo, é necessário ter completado o ciclo vacinal para receber a dose de reforço bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose recebida. Já quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.

Conforme o avanço da campanha e o cronograma de entrega de doses, outros grupos serão vacinados, como as pessoas entre 60 e 69 anos, as pessoas com deficiência permanente, os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e a população privada de liberdade.

A vacina bivalente é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

O objetivo do reforço com a bivalente é expandir a resposta imune específica à variante ômicron e melhorar a proteção da população.

Os grupos prioritários são:

  • Idosos;
  • Moradores de instituições de longa permanência (ILP);
  • Pessoas com deficiência;
  • Pacientes com baixa imunidade (mais abaixo, veja quem se enquadra);
  • Comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • Gestantes e puérperas; e
  • Profissionais da saúde.

A meta é vacinar 90% da população-alvo. O Ministério da Saúde afirma que, a partir do mês de março, o calendário de vacinação será aberto para outros grupos.

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí