sexta-feira, 30 de junho de 2023 | Ronilton Leal

IV Fórum Piauiense de Vigilância para Febre Aftosa será realizado em Bom Jesus


IV Fórum Piauiense de Vigilância para Febre Aftosa será realizado em Bom Jesus

Durante os dias 29, 30 de junho e 1º de julho, será realizada em Bom Jesus, a 2ª edição do evento agropecuário Bom Jesus Agroshow. Na programação do evento estão previstas palestras, workshops e debates voltados ao setor agrícola. Na oportunidade, também será realizado o IV Fórum Piauiense de Vigilância para Febre Aftosa, rumo à zona livre sem vacinação. O evento será realizado no dia 1º de julho, das 10h às 12h, no auditório do Sebrae em Bom Jesus.

O fórum terá como tema os desafios e perspectivas para avanços no status sanitário e é direcionado para criadores, estudantes, empresários, bem como autoridades públicas e privadas. O evento é realizado anualmente para falar sobre a doença e o projeto do Piauí ser livre da Aftosa sem vacinação.

“Nós realizamos anualmente o fórum, com o plano estratégico da febre aftosa 2017-2026, sendo que este já é o quarto fórum. Pretendemos realizar o quinto no segundo semestre ainda devido à importância do assunto”, explicou Simone Pereira, fiscal estadual agropecuária da Adapi e coordenadora do Programa Estadual de Vigilância para Febre Aftosa.

No evento será discutido o plano estratégico, o que precisa para suspender a vacinação e estratégias para essa mudança de estado sanitário. E quando chegar no patamar de Estado livre da Aftosa, sem vacinação, trocar a vacinação pela vigilância. “A vacina deixará de ser feita, mas a gente vai ter que substituir a ação para a vigilância. E o criador tem que estar ciente de qualquer indício, qualquer sinal clínico dessa doença que tem que notificar para que o serviço consiga atender imediatamente qualquer suspeita”, completou Simone.

Além da palestra da médica veterinária Simone Pereira, Airton Leôncio, auditor fiscal federal agropecuário, também irá falar sobre o Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa. E Marcos Paraguassu, coordenador de Formação Profissional Rural, também participa com a palestra “A importância do setor produtivo para o Plano Estratégico da Febre Aftosa”.

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí