sábado, 31 de agosto de 2024 | Ronilton Leal

Homem que morreu após mordida de sagui estava com Raiva humana, confirma Sesapi


Homem que morreu após mordida de sagui estava com Raiva humana, confirma Sesapi

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou nesta sexta-feira (30) que o homem de 56 anos, que faleceu, na terça (27), após ser mordido por um sagui, em Piripiri, estava com raiva humana. O resultado dos exames, enviados ao Instituto Pasteur, em São Paulo, confirmou a presença do vírus da doença no paciente.

📲Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram

O homem, residente da zona rural de Piripiri, foi atacado pelo sagui em 15 de julho. No entanto, ele não procurou atendimento médico imediato. Somente no dia 6 de agosto, começou a manifestar os sintomas característicos da raiva.

Em 12 de agosto, foi transferido para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina, onde recebeu tratamento especializado. Apesar dos esforços médicos, o paciente faleceu em 27 de agosto devido ao agravamento de seu quadro clínico.

A Sesapi informou que todas as medidas recomendadas pela literatura médica foram seguidas, com suporte do Ministério da Saúde e de autoridades de saúde americanas. O órgão estadual também acionou a Secretaria de Saúde de Piripiri para realizar um levantamento da cobertura vacinal de cães e gatos na região, apesar do caso envolver um macaco. Além disso, a família do paciente recebeu orientações sobre as circunstâncias do incidente.

A Secretaria alerta para os riscos do contato com animais silvestres e reforça a importância de procurar imediatamente uma unidade de saúde em caso de mordidas ou arranhões. A vacinação de cães e gatos continua sendo a principal forma de prevenção contra a raiva.

Os últimos registros de raiva humana no Piauí ocorreram em 2013, nas cidades de Parnaíba e Pio IX.

📲TV PONTO X (Jornal, segunda, quarta e sexta às 12h) Inscreva-se no Canal. 📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X 📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram Fonte: Clube News

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí