Foi um projeto idealizado pela coordenação da Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de resgatar costumes e tradições de cada localidade pertencente à cidade de Currais e buscar a valorização com o intuito de passar para as novas gerações do município.
Para ser executado foi lançada a ideia em todas as escolas do município da modalidade (EJA). Sendo que em dezembro do ano de 2022, foi desenvolvido na Escola Jorge Rodrigues dos Santos na sede do município, e teve sua culminância no aniversário da Cidade, onde teve estandes de artesanatos, comidas típicas, plantas medicinais e apresentações contemplando a tradição religiosa.

Foi um momento em que podemos perceber nitidamente, a empolgação dos nossos alunos. A segunda escola a se propor a desenvolver o projeto foi a Escola Joaquim Fernandes de Castro na localidade Delícia em Currais. Trabalho desenvolvido e realizado por professores, alunos e toda a equipe escolar que fazer parte da EJA. Foram dois meses de trabalhos e preparação, dentro e fora da sala de aula. Todos com o mesmo objetivo: mostrar o que sua comunidade tinha e tem de melhor.
Desenvolveram atividades de artesanatos usando palhas e talos de coco e buriti, confeccionaram utensílios domésticos, brinquedos etc. Durante a preparação houve momentos de roda de conversas onde compartilhavam vivências e experiências, ensaios de peças teatrais, danças tradicionais, discutiam sobre os pratos típicos da região, também enfatizando a questão da religiosidade.

A culminância aconteceu dia (29/06), na própria escola, a abertura se deu com um momento de oração, que é tradição em início de eventos naquela região, em seguida músicas livres, apresentações da equipe, depoimentos, de experiências e aprendizados durante a preparação e desenvolvimento do Projeto. Exposições: Barracas de comidas típicas, que ao final do evento foram servidas para todos que estavam presentes. Barracas de artesanatos como balaio, brinquedos, vassouras, típico, objetos como cabeças, bala antiga, etc.

Barraca sobre a religiosidade, contemplaram a biografia de Pedro, devido o evento ter sido realizado dia (29/06) segundo a tradição católica Dia de São Pedro. Também foi homenageada a primeira igreja evangélica da região do Pirajá que é integrada a mesma escola.
O evento contou com a presença da coordenação da EJA, toda equipe escolar, alunos, familiares e os moradores da região.



Deixe sua opinião: