quinta-feira, 29 de junho de 2023 | Ronilton Leal

Trabalhadores em enfermagem protestam em frente a Assembleia Legislativa


Trabalhadores em enfermagem protestam em frente a Assembleia Legislativa

Trabalhadores em enfermagem da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) protestaram em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na manhã desta quinta-feira (29). A categoria reivindica o cumprimento do piso salarial.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi), Eric Riccely, disse que o piso foi transformado em teto salarial, com os adicionais noturno, insalubridade e horas extras. A categoria reprovou a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF) e paralisou parte das atividades em hospitais do estado.

“Dessa maneira, a gente pode ganhar até menos que um salário mínimo. Desta maneira, o piso não serve. Eles podem chamar do que qualquer outra coisa. Esse protesto é para restabelecer aquilo que o Congresso se debruçou e aprovou, transformou em lei, garantiu orçamento, uma emenda constitucional garantindo as fontes de custeio”, disse.

O desembargador, Pedro de Alcântara Macêdo, expediu decisão pela ilegalidade da greve dos profissionais de enfermagem da rede municipal de saúde. Caso a decisão seja desobedecida, será aplicada multa diária no valor de R$ 10 mil reais.

Segundo Erick Ricelly, o percentual de adesão à paralisação está dentro dos limites impostos na liminar não implicando em sanções judiciais. O presidente ressaltou que a categoria tem papel fundamental no sistema de saúde.

“Essa categoria foi a que mais faleceu, a que mais adoeceu e está morrendo no pós-pandemia pelas sequelas que ficaram. É a primeira a ser cobrada para trabalhar e a primeira a ser esquecida na hora de pagar”, criticou.

Manifestação de enfermeiros na Alepi – Foto: Jonas Carvalho/ClubeNews

Fonte: Portal Clube News

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí