Na manhã desta quarta-feira (16), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) inaugurou a 27ª unidade do programa Justo Acesso, no município de Redenção do Gurguéia, no Sul do Piauí. A solenidade reuniu desembargadores(as), juízes(as), cidadãos(ãs), autoridades locais e membros de instituições parceiras.
A ação marca um avanço significativo na expansão do programa, facilitando o acesso à Justiça em regiões mais distantes dos grandes centros. De acordo com o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a unidade reforça o compromisso de maximizar o acesso à Justiça, garantindo maior inclusão dos cidadãos e cidadãs piauienses aos serviços do Judiciário e demais instituições parceiras.
“Buscamos, a cada dia, construir um Judiciário mais eficiente, agregador e cidadão, sempre voltado a melhor atender a população, de Norte a Sul do Piauí. Com essas novas instalações do Justo Acesso, em Currais e Santa Luz, e hoje em Redenção do Gurguéia, promovemos não apenas inclusão social, virtual e jurídica, mas também, acessibilidade a uma série de serviços, de diferentes instituições, a esses municípios e às comunidades que formam as suas regiões”, pontuou o presidente.

Para o prefeito Dr. Arlei Borges, a chegada do Justo Acesso representa um marco para Redenção do Gurgueia. “Hoje é um dia histórico para nossa cidade. Esta unidade é um avanço significativo para nossa população, que agora pode resolver demandas do Judiciário e de outros serviços importantes sem sair do município. Essa parceria fortalece Redenção do Gurgueia, proporcionando mais dignidade e facilitando a vida dos cidadãos”, ressaltou o prefeito.
Dr. Arlei também destacou os benefícios práticos para a população: “Com o Justo Acesso, estamos encurtando distâncias. As pessoas não precisarão mais se deslocar até cidades vizinhas para resolver questões jurídicas simples. Isso representa economia de tempo, de dinheiro e mais agilidade no atendimento das necessidades do nosso povo”, afirmou.

Desde a sua implantação em 2023, o Justo Acesso soma mais de 300 mil atendimentos nas unidades que atuam em municípios de todo o Piauí.
Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJPI e coordenador do programa, Luiz de Moura Correia, “o Justo Acesso veio para democratizar ainda mais a Justiça, atuando exclusivamente nos municípios que não sediam comarcas”, declarou.



Deixe sua opinião: