Diversas queimadas vêm sendo registradas desde segunda-feira (8) no assentamento Santa Clara, localizado na Zona Rural de Canto do Buriti. O fogo atingiu celas, pastagens e apiários - conjunto de colmeias - da região. Além de gerar impacto no meio ambiente, os produtores estimam um prejuízo de R$ 10 mil.
Segundo o agricultor Lino Hipólito Neto, a vegetação seca, o tempo seco e as ventanias fazem com que o fogo se alastre rapidamente pelos terrenos e causem perdas aos trabalhadores rurais.
"As queimadas começaram no início de julho, pararam e voltaram na segunda (8). Elas estão acontecendo diariamente. O Corpo de Bombeiros mais próximo fica em São Raimundo Nonato, então, os próprios moradores apagam", afirmou o agricultor.
Na terça-feira (9), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar-PI) foi acionada para a tomada de medidas cabíveis na região.
A ocorrência de queimadas na comunidade Santa Clara é um problema recorrente. Em agosto de 2021, os moradores denunciaram que os incêndios destruíram plantações, pastos e animais e que foram registrados diversos boletins de ocorrência.
📲Siga o Portal Ponto X nas redes sociais:
👉🏼no Facebook
👉🏼no Instagram
👉🏼no Twitter
👉🏼no youtube
👉🏼De segunda a sexta, Jornal Meio Dia em Ponto na TV Ponto X, clica aqui!
Deixe sua opinião: