O Rally Internacional da Educação, um segmento dentro do Rally dos Sertões, passou por Bom Jesus e impactou de forma permanente a vida da professora Maria Aparecida Santana (Nena) e do aluno Amilton Nunes da Silva, na comunidade Barra do Correntinho, zona rural do município.
Eles foram contemplados com a instalação completa de um sistema de geração de energia solar. Isso só foi possível porque previamente uma equipe da SEME gravou e enviou à coordenação do rally a história de luta e superação de ambos.
Nena, como é conhecida, chegou na comunidade há 26 anos e lá se instalou como professora e liderança comunitária. Já enfrentou grandes dificuldades para manter a escola funcionando e para se deslocar até Bom Jesus, tendo que percorrer semanalmente uma distância de 140 km até a sede do município para buscar materiais didáticos, de consumo e merenda escolar. Além de residir na comunidade, abriu as portas da sua casa para acolher todos os professores que lá trabalham.
Amilton é exemplo de superação de obstáculos e dificuldades para exercer o direito de estudar. Morando cerca de 40 km da escola, ele fica quase duas horas dentro de um ônibus que faz a rota na região até chegar à escola. Aluno assíduo e dedicado, faz todo o trajeto de volta a tadinha até chegar de volta à sua casa, já por volta das 20:00h.
Merecidamente, suas histórias de vida foram contempladas e agora podem desfrutar de energia para estudarem e trabalharem. É a educação transformando, efetivamente, a vida das pessoas.
📲Siga o Portal Ponto X nas redes sociais:
👉🏼no Facebook
👉🏼no Instagram
👉🏼no Twitter
👉🏼no youtube
👉🏼De segunda a sexta, Jornal Meio Dia em Ponto na TV Ponto X, clica aqui!

Deixe sua opinião: