O Brasil, maior exportador de carne de frango do mundo, confirmou nesta sexta-feira (16), através do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a primeira detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), chamada de gripe aviária, em uma granja comercial, levantando a possibilidade de restrições por parte de parceiros comerciais.
📲Participe do canal de notícias do Ponto X no 👉🏽 WhatsApp receba notícias na palma da mão!
A detecção ocorreu no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
As exportações brasileiras de carne de frango somaram US$ 10 bilhões em 2024, respondendo por cerca de 35% do comércio global, com grande parte das vendas realizadas por BRF e JBS, que exportam para cerca de 150 países.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou que a China suspendeu as compras de carne brasileira após o caso de gripe aviária.
“Temos o melhor sistema sanitário do mundo. O primeiro caso silvestre no Brasil há 2 anos no Brasil. Isso aconteceria algum dia em um sistema comercial, mas essa demora mostra como nossas medidas de sanidade funcionam. Agora, todos os protocolos estão sendo cumpridos. Vale lembrar que o consumo de ovos e frango, a partir do cozimento, é seguro. Ainda assim, todo o estado do Rio Grande do Sul está em alerta, principalmente num raio de 10 km do foco”, disse, em entrevista para CNN.
Segundo a consultoria Safras & Mercado, como a China conta com um protocolo mais restritivo, a suspensão deve durar pelo menos 60 dias. “Com uma fatia de 10% das vendas brasileiras, isso pode ser bastante problemático para o setor”, explicam.
Fávaro disse que a expectativa é retomar a venda de frango à China antes de 60 dias com o caso concluído e que o foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul tende a ser concluído em 28 dias.
📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X 📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Deixe sua opinião: