quinta-feira, 31 de julho de 2025 | Ronilton Leal

Morro Cabeça no Tempo tem pior índice de alfabetização infantil da Chapada das Mangabeiras, aponta MEC


Morro Cabeça no Tempo tem pior índice de alfabetização infantil da Chapada das Mangabeiras, aponta MEC

Apesar de o Piauí ter registrado em 2024 o melhor resultado da sua história no Índice Criança Alfabetizada (ICA), o município de Morro Cabeça no Tempo, localizado no território da Chapada das Mangabeiras, Sul do Estado, apresentou o pior desempenho regional em alfabetização infantil.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), apenas 19,39% das crianças de Morro Cabeça no Tempo foram alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental — o menor percentual entre os municípios da região.

O levantamento integra o Indicador Criança Alfabetizada (ICA) 2024, que mede a taxa de alfabetização de crianças com cerca de 7 anos de idade. No geral, o Piauí obteve destaque nacional, com 59,82% de crianças alfabetizadas, ultrapassando a média brasileira de 59,2% e superando a própria meta estadual de 57%. O crescimento estadual também foi expressivo: o índice passou de 52% em 2023 para os atuais 59,82%, colocando o Piauí entre os dez melhores estados do país e com o terceiro maior crescimento nacional.

Apesar do avanço estadual, o resultado de Morro Cabeça no Tempo acende um alerta. O desempenho muito abaixo da média estadual e nacional revela desigualdades regionais que ainda persistem, especialmente em municípios de menor porte e com dificuldades estruturais na educação básica.

O Ministério da Educação destaca que o ICA é uma das principais ferramentas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa federal que visa garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano até 2030.

A expectativa é que os dados sirvam de base para que estados e municípios possam direcionar políticas públicas específicas para enfrentar os desafios locais e garantir o direito à alfabetização de todas as crianças, independentemente de onde vivam.

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí