terça-feira, 5 de agosto de 2025 | Ronilton Leal

Justo Acesso registra mais de 3 mil serviços prestados nas novas unidades do extremo Sul do Estado


Ver resumo
  • O programa Justo Acesso do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) inaugurou unidades em Currais, Santa Luz, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio e Sebastião Barros.
  • Em menos de um mês, essas unidades prestaram 3.003 serviços, incluindo 2.188 atendimentos, 799 emissões de documentos e 16 videoconferências.
  • Riacho Frio lidera o número de atendimentos com 1.300, seguido por Santa Luz e Redenção do Gurguéia.
  • A iniciativa visa ampliar o acesso à justiça em regiões menos assistidas, promovendo inclusão digital e cidadania.
  • O presidente do TJPI destaca a importância da interiorização da Justiça como uma ação bem-sucedida e necessária.
  • O juiz Luiz de Moura Correia afirma que os resultados dessas unidades servem de modelo para expansão futura, tornando a Justiça mais acessível e transformativa em cidades menores.
Justo Acesso registra mais de 3 mil serviços prestados nas novas unidades do extremo Sul do Estado

Com as inaugurações recentes das unidades do Justo Acesso nos municípios de Currais, Santa Luz, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio e Sebastião Barros, o programa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) apresentou um expressivo avanço em sua produtividade. Em menos de um mês de funcionamento, as cinco unidades somaram 3.003 serviços prestados, distribuídos entre 2.188 atendimentos, 799 emissões de documentos e 16 videoconferências (dados atualizados em 04/08/2025).

De acordo com o painel de produtividade do programa (https://link.tjpi.jus.br/998d13), a unidade de Riacho Frio lidera o volume de atendimentos, com 1.300 registros. Em seguida aparecem Santa Luz (644), Redenção do Gurguéia (629), Currais (281) e Sebastião Barros (149). Os dados evidenciam a importância da interiorização da Justiça, já que o conjunto dessas unidades, localizadas em áreas historicamente menos assistidas, demonstra elevado potencial para absorver demandas judiciais e administrativas. O volume de atendimentos, quando comparado aos mais de 315 mil serviços já prestados pelo programa em 29 municípios, reforça o impacto positivo da iniciativa nas regiões mais distantes dos grandes centros.

Segundo com o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, o Justo Acesso leva a Justiça onde ela é mais necessária: “Estamos aproximando o cidadão da estrutura judiciária, promovendo inclusão digital, cidadania e efetividade na entrega dos serviços públicos essenciais. O número expressivo de atendimentos e de processos julgados demonstra que essa é uma iniciativa sólida, necessária e bem-sucedida”, afirmou.

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJPI e coordenador do Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, os resultados alcançados nas novas unidades tornam-se referência de sucesso, servindo de modelo para a expansão do programa. “O resultado dessas instalações é uma Justiça ainda mais acessível, digital e humana, que tanto transforma a realidade de milhares de piauienses, principalmente em cidades menores que não são sedes de comarcas”, concluiu.

 TJPI inaugura unidade do Justo Acesso no município de Santa Luz (Foto: Portal Ponto X)   

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí