quinta-feira, 12 de setembro de 2024 | Ronilton Leal

Justiça Federal condena fazendeiro de Gilbués por invasão de território de comunidade quilombola


Justiça Federal condena fazendeiro de Gilbués por invasão de território de comunidade quilombola

Um fazendeiro de Gilbués, no sul do Piauí, foi condenado por invadir uma área pertencente à comunidade Melancias, formada por descendentes de quilombolas. A Justiça Federal divulgou a condenação nesta quarta-feira (11), por meio do Ministério Público Federal (MPF). Além disso, o Incra foi instruído a regularizar a posse da terra para a comunidade.

📲 Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram

O MPF moveu uma ação civil pública contra o Incra, o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e o fazendeiro, pedindo a suspensão imediata de qualquer atividade de desmatamento, destruição ou construção na área invadida. O objetivo era impedir ações que prejudicassem a posse tradicional da comunidade Melancias.

De acordo com o MPF, o fazendeiro vinha ocupando ilegalmente as terras, o que impedia a comunidade de plantar, criar gado e realizar atividades de subsistência. Ele também desmatava a área, destruía cercas e ameaçava os moradores para que deixassem suas terras.

O MPF também apontou que o Incra e o Interpi não estavam cumprindo com sua responsabilidade de regularizar a área. Desde 1992, o Interpi havia sido procurado para resolver a situação, mas sem sucesso. Já o Incra não havia dado uma resposta conclusiva sobre o caso.

A Justiça Federal determinou que o fazendeiro pare imediatamente com o desmatamento e desocupe a área dentro de 60 dias, retirando seus animais da propriedade. Caso não cumpra a ordem, será emitido um mandado de desocupação forçada, com possível apoio da polícia.

O Incra foi condenado a iniciar um processo administrativo para reconhecer a comunidade Melancias como ocupante legítima da área e emitir os títulos de posse para os moradores no prazo de 12 meses. Caso haja resistência, a Força Nacional de Segurança poderá ser acionada para garantir o cumprimento da ordem.

📲 TV PONTO X (Jornal, segunda, quarta e sexta às 12h) Inscreva-se no Canal.

📲 Confira as últimas notícias do Portal Ponto X 📲 Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí