terça-feira, 27 de maio de 2025 | Ronilton Leal

Governo federal inclui Piauí em zoneamento agrícola de risco climático para plantio do milho


Governo federal inclui Piauí em zoneamento agrícola de risco climático para plantio do milho

Através de duas portarias, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério do Meio Ambiente aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura do milho e para a cultura do milho consorciado com braquiária na 1ª safra, no estado do Piauí, no ano-safra 2025/2026. O documento considera o déficit hídrico enfrentado no estado.

📲Participe do canal de notícias do Ponto X no 👉🏽 WhatsApp receba notícias na palma da mão!

Mais da metade do Piauí enfrenta a chamada “seca verde”, em decorrência do período chuvoso inconstante. Na última semana, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 126 cidades do Piauí afetadas pela seca. Até o momento, o MIDR contabiliza 208 reconhecimentos de situação de emergência vigentes no estado, dos quais 193 por seca, 12 por estiagem e três por chuvas intensas.

De acordo com o Ministério, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é uma ferramenta desenvolvida pelo governo brasileiro, por meio da Embrapa, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que orienta o produtor rural sobre quando e onde plantar determinadas culturas com menor risco climático.

O objetivo é reduzir os riscos de perdas por fatores climáticos (como seca, excesso de chuva ou geadas), orientando a adoção de práticas agrícolas mais seguras e compatíveis com o clima de cada região.

Fonte: Cidade Verde

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí