terça-feira, 8 de julho de 2025 | Ronilton Leal

Estudante da UFPI vence prêmio com app que detecta Parkinson


Estudante da UFPI vence prêmio com app que detecta Parkinson

O estudante Caio Burton Alencar Pereira, que cursa Ciência da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi um dos vencedores do 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica Tecnológica – Edição 2024 pela criação de aplicativo que auxilia na detecção da doença de Parkinson.

A ferramenta desenvolvida pelo jovem, que está no 7º período, usa Inteligência Artificial (IA) para analisar imagens faciais dos pacientes para e constatar sinais de hipomimia (redução da expressividade facial), um dos sintomas da enfermidade.

O projeto de Caio foi premiado na categoria Bolsista de Iniciação Científica Tecnológica (IT), na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. O objetivo, segundo o aluno, é oferecer uma ferramenta acessível para complementar o trabalho dos profissionais da saúde e ajudar na precisão e rapidez de diagnósticos.

“Ter meu trabalho reconhecido é motivo de grande satisfação e motivação. Esse prêmio comprova a relevância científica e o impacto social do esforço que desenvolvo junto ao meu orientador, ao laboratório LIMCI (Laboratory of Image Processing and Computational Intelligence) e à UFPI. Isso me incentiva a continuar criando soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas”, declarou.

A cerimônia de premiação será realizada durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontecerá de 13 a 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife.

De acordo com o estudante, a notícia do resultado foi dada diretamente pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoCNPq (CNPq), Ricardo Magnus Osório Galvão, durante uma aula na universidade.

“O CNPq tentou me ligar várias vezes no dia 24 de junho, mas eu não estava com o celular por perto. No dia seguinte, enquanto assistia à aula, recebi nova ligação. Saí da sala e, para minha surpresa, disseram que a chamada seria transferida para o presidente da instituição, pois ele tinha uma boa notícia. Foi então que ele me parabenizou e contou sobre o prêmio. Fiquei muito feliz.”, relatou.

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí