A tradicional encenação da Paixão de Cristo ganha destaque durante a Semana Santa e movimenta comunidades de Norte a Sul do Piauí. As apresentações, que recontam os últimos dias de Jesus Cristo, unem fé, arte e cultura popular, atraindo milhares de pessoas.
Os espetáculos, apoiados pela Secretaria de Cultura do Piauí, recontam a história da ressurreição de Jesus, que, de acordo com o cristianismo, retorna à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado. Os grupos teatrais, formados em maioria por artistas locais, se dedicam por meses à preparação das montagens, que vão de grandes produções às apresentações mais intimistas.
Além do aspecto religioso, os eventos também impactam positivamente a economia local, ao gerar empregos temporários, incentivar o turismo e promover o sentimento de pertencimento nas comunidades.
“A Paixão de Cristo é uma das mais belas formas de expressão da nossa cultura. Por meio dessas encenações, o povo piauiense reafirma sua fé, sua história e sua criatividade. É cultura viva, que pulsa nos corações das nossas cidades”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.
As apresentações são gratuitas e abertas ao público. Na terça-feira (15), houve apresentação em Valença do Piauí, no Casarão (antigo Bar Glória). Veja abaixo o restante da programação:
- Quarta (16), quinta (17) e sexta-feira (18), às 19h – Teresina - Monte Castelo – Espaço Cultural Prof. Wall Ferraz
- Quarta, às 18h – Oeiras – Igreja Matriz
- Quinta, às 19h – Esperantina – Praça Noemi Lages
- Sexta, às 6h – Piripiri – Largo Nossa Senhora dos Remédios
- Sexta, às 18h – Bom Jesus – Salão da Serra
- Sexta, às 18h – Parnaíba – Matriz de São Sebastião
- Sexta, às 19h30 – Miguel Leão – Arena Teatral da Rua Nova
- Sexta e sábado, às 20h – Floriano – Teatro Cidade Cenográfic
- Sábado (26), às 19h – Teresina - Cidade Jardim – Praça da Cidade Jardim
Com informações do G1 PI
Deixe sua opinião: