quarta-feira, 1 de março de 2023 | Ronilton Leal

Começa o prazo para os municípios iniciarem a renovação dos cadastros no Mapa do Turismo Brasileiro


Começa o prazo para os municípios iniciarem a renovação dos cadastros no Mapa do Turismo Brasileiro

Os gestores municipais de turismo de todo o país poderão, a partir desta terça-feira (28.02), renovar os cadastros dos seus municípios no novo Mapa do Turismo Brasileiro. Para isso, é preciso ficar atento às notificações da plataforma e à data de realização do cadastro inicial, disponível nos certificados entregues no último ano. Toda a documentação deve ser atualizada para o exercício vigente, caso contrário o município será excluído do sistema. Assim como em 2022, a plataforma, desenvolvida pelo Ministério do Turismo, está aberta durante todo o ano para o cadastro de novos destinos.

O Piauí tem 38 cidades incluídas no Mapa divididos nas regiões Polo Aventura e Mistério com as cidades de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Cocal, Juazeiro do Piauí, Pedro II, Piripiri.

No Polo das Nascentes estão inseridos os municípios de Bom Jesus, Corrente, Cristino Castro, Currais e Ribeiro Gonçalves.

No Polo Costa Delta estão as cidades de Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.

No Polo das Origens, o Piauí tem as cidades de Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

No Polo Histórico e Cultural estão Acauã, Amarante, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Floriano, Francinópolis, Jaicós, Marcolândia, Oeiras, Padre Marcos, Pimenteiras, Regeneração e Valença.

No Polo Teresina estão as cidades de Água Branca, Barras, Beneditinos, José de Freitas, Santa Cruz dos Milagres e a capital. Ao todo, o Piauí tem 38 cidades incluídas na plataforma organizada pelo Ministério do Turismo.

Renove seu cadastro AQUI. Acesse o Mapa AQUI.

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, é de suma importância que os municípios atualizem as suas informações, para que assim possam ampliar a potencialidade do turismo no Brasil. “O Mapa do Turismo é uma ferramenta super importante e que nos ajuda a desenvolver políticas eficaz que impactem diretamente na vida da nossa população. Por isso, gestores, fiquem atentos ao prazo e nos ajudem a reconstruir o Turismo brasileiro”, destacou a ministra.

A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Os estados e o DF podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas.

Além disso, o município precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no CADASTUR, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação, responsável por sua gestão.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema do Mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, este cadastramento terá sua validade por 01 (um) ano.

NOVO SISTEMA - A plataforma entrará em 2023 de cara nova! A versão 2.0 traz funcionalidades inédita, como o “fluxograma de análise técnica” que possibilitará ao gestor municipal acompanhar o seu processo de atualização ou de cadastro no sistema. Além disso, eles verão um novo layout que aprimorará a navegação dos mesmos, facilitando o acesso às informações do Sismapa.

MAPA DO TURISMO - O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de 05 (cinco) variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí