Um novo patógeno foi identificado por cientistas chineses em 35 pacientes que apresentaram sintomas gripais. Destes, 26 foram infectados apenas com Langya, nome do vírus. Nenhum outro patógeno estava presente.
Desde 2018 que há detecção do LayV (sigla para identificar o patógeno) nas mesmas províncias chinesas.
Todos os 26 pacientes que tinham apenas um vírus apresentaram febre. Os demais sintomas presentes eram: cansaço (54%), tosse (50%), perda de apetite (50%), dor muscular (46%), náusea (38%), dor de cabeça (35%) e vômitos (35%), acompanhados por anormalidades de baixo nível de plaquetas (35%), baixo número de glóbulos brancos (54%) e redução da função hepática (35%) e renal (8%).
É a primeira vez que o vírus Langya é detectado em humanos. Ele é de origem animal e do tipo Henipavirus. Existem outros dois vírus do mesmo gênero: Hendra henipavírus (HeV) e Nipah henipavírus (NiV). Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cuiabá em 2021 classifica os henipavírus "como patógenos de nível de biossegurança 4, em função de sua alta capacidade em causar doença letal em seres humanos associada à constituição genética única, carência de terapia e profilaxia específicas".
📲Siga o Portal Ponto X nas redes sociais:
👉🏼no Facebook
👉🏼no Instagram
👉🏼no Twitter
👉🏼no youtube
👉🏼De segunda a sexta, Jornal Meio Dia em Ponto na TV Ponto X, clica aqui!
Deixe sua opinião: