A Prefeitura de Bom Jesus, no Sul do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou às 10h da manhã desta quarta-feira (22), a cerimônia de lançamento oficial do Cadastro Municipal de Guias e Condutores de Turismo de Bom Jesus. A Lei Nº 759, tem o objetivo de implementar ações destinadas ao turismo local. O município possui os Cânions do Viana, principal atrativo turístico, que recebe diariamente dezenas de turistas do Brasil e do mundo.
A solenidade aconteceu no Centro Administrativo Francisco Cruz, e contou com a presença do prefeito Nestor Elvas, Ana Simôa, secretária municipal de turismo, gerentes do Sebrae e Senac, Odair José, presidente da câmara de vereadores, Túlio Rodrigues, presidente do conselho de turismo, diretor do Parque Serra das Confusões, além de outras autoridades e guias de turismo e condutores da região sul do estado.

Lei Nº 759 de 14 de fevereiro de 2023
Publicada no Diário Oficial, a Lei Nº 759 de 14 de fevereiro de 2023, "dispõe sobre a criação do Cadastro Municipal de Guias e condutores de turismo Junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Bom Jesus e a obrigatoriedade da presença deste profissional nos atrativos turísticos do município de Bom Jesus".

A partir de agora, Guia de Turismo ou Condutor de Turismo Local, para exercer suas atividades deveram estar devidamente cadastrado junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município de Bom Jesus - (SMDETBJ). O cadastro ficará a cargo da Coordenadoria de Turismo, órgão vinculado a (SMDETBJ), responsável pela manutenção do cadastro criado por esta lei disponibilizará crachá de identificação com as informações imprescindíveis para o exercício profissional.
Para os efeitos desta lei, é considerado Guia de Turismo ou Condutor de Turismo Local, o profissional que, devidamente cadastrado no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo-CADASTUR (regulamentado pela Lei Federal nº 11 .771, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo e atribuições do Governo Federal para o segmento).

Para o prefeito Nestor Elvas, é um momento importante para o turismo de Bom Jesus, o gestor ressaltou que não medirá esforços para tornar os Cânions do Viana, um local cada vez mais conhecido e visitado por turistas nacionais e estrangeiros. "Nós temos a vontade de transformar os Cânios do Viana um ponto central do turismo do Piauí e do Brasil. Decidimos abraçar esse desafio do turismo no município, hoje estamos criando essa Lei que visa implementar a área de turismo. Vamos continuar contribuindo, já que Bom Jesus, hoje, está no mapa do Turismo do Brasil.

De acordo com Ana Simôa, secretária de desenvolvimento econômico e turismo municipal, hoje é mais um dia importante para o turismo de Bom Jesus: "nessa manhã, realizamos o lançamento oficial do cadastro Municipal de Guias e Condutores de Turismo Local, é mais um mecanismo para organizarmos o nosso turismo. Nossa secretaria vem desempenhando seu papel no sentido de organizar a visitação turística, tanto nos Cânions como nos demais atrativos turísticos de Bom Jesus, mas, o turismo é feito por todos, poder público e principalmente pela iniciativa privada. Esperamos que possamos unir forças, para a cada dia desenvolver ainda mais nosso turismo". Falou Ana Simôa.

O assessor jurídico do conselho de turismo local, Nadilson Santos, explicou como irá funcionar a nova Lei e falou das conquistas na área de turismo de Bom Jesus. "Hoje o turismo é uma realidade em Bom Jesus, com a ajuda do prefeito Nestor Elvas, conseguimos construir essa legislação para organizar a visitação, a vida dos guias e condutores de turismo". Disse. "Está sendo criado cadastro de controle dos guias e condutores e as caravanas (turistas). Uma taxa será cobrada para visitação, a arrecadação será revertida em melhorias nos Cânions do Viana e capacitação dos profissionais". Destacou, Nadilson.
Guaritas de fiscalização serão construídas nos Cânions do Viana, o local contará com banheiros e sala de espera para os turistas e funcionários, com energia solar e internet. Todas os visitantes deverão ser cadastrados e acompanhados de guias e condutores de turismo local.

Deixe sua opinião: