A prefeitura de Bom Jesus, no Sul do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira (24), no auditório do Palace Hotel, a 8ª Conferência Municipal de Saúde. Estavam presentes no dispositivo de honra, o prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, vice-prefeito Alcindo Piauilino, secretário municipal de Saúde, Dr. Keppler Góis Miranda, presidente da Câmara, vereador Odair José, coordenadora e gerente da Atenção Básica do município, gerente da Atenção Primária Estadual, Bhássia Barroso, vice-presidente do Cosems-PI, Leopoldina Cipriano, alé de outros conselheiros e profissionais da saúde.
Realizada a cada quatro anos, a Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.
O palestrante Emídio Marques, falou sobre a história, conquistas e desafios do SUS, desde a sua criação até os dias atuais. Para o palestrante o SUS representa um grande avanço e conquista para os brasileiros.
O secretário municipal de saúde, Dr. Keppler Miranda, destacou que, no Previne Brasil, índice do Ministério da Saúde, que mede a qualidade dos serviços prestados à população, Bom Jesus saiu da nota 4.9 para 9,0 pontos, em sua gestão à frente da pasta. "Estamos fazendo avanços significativos, mérito de toda a equipe de profissionais da saúde do município." Ressalta, Keppler.
O prefeito Nestor Elvas, anunciou que enviará, um projeto de lei à Câmara Municipal de Vereadores, que trata da redução da carga horária para enfermeiros e técnicos de enfermagem, uma das reivindicações em debate. O prefeito ressaltou a importância de valorizar os profissionais da saúde como o Plano de cargos e salários que será apresentado em dezembro e deverá entrar em vigor em janeiro de 2024.


CONFERÊNCIA
A conferência contou com 270 participantes, divididos entre usuários do SUS, gestores e profissionais da Saúde.
O público dividiu-se em 4 grupos, cada grupo com um tema a discutir. Após a discussão, o grupo escreveu propostas, do que eles anseiam que a Saúde realize no município de Bom Jesus.
Ao final 10 propostas foram enviadas para a saúde em nível estadual e 10 em nível nacional.
Os conselheiros presentes aprovaram todas as propostas, e em seguida foi feita a votação dos Delegados, que são pessoas que irão levar as propostas de Bom Jesus para a Conferência Macrorregional de Saúde, no dia 12 de abril.
A Conferência Macrorregional reunirá todos os municípios da Chapada das Mangabeiras e Serra da Capivara, Bom Jesus sediará o evento.
Foram eleitos 8 delegados:
4 usuários do SUS 2 profissionais da Saúde 2 Gestores do SUS

Deixe sua opinião: