Atos de vandalismo registrados nos últimos dias causaram danos ao patrimônio ambiental no município de Bom Jesus, no Sul do Piauí. De acordo com a prefeitura em pelo menos três locais, os turistas registraram a visita deixando a data e nomes nos paredões rochosos do Monumento Cânions do Viana.
No dia (11 de abril de 2022), a Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus, aprovou o Projeto de Lei Nº 10 de 29 de março de 2022, de autoria do Poder Executivo para a preservação do ponto turístico Cânions do Viana, que hoje é conhecido mundialmente e que está no mapa do turismo nacional e dispõe de sítios naturais raros, singulares e de grande beleza cênica.
O Rally dos Sertões, maior rally do mundo, já passou pelos Cânions do Viana em duas oportunidades, em 2019 e 2022. Vários famosos como, Luciano Huck, Whinderson Nunes e Nelsinho Piquet, participaram do evento.

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, emitiu uma nota, veja a seguir:
O ato de vandalismo contra o patrimônio público é crime.
A Secretaria Municipal de Turismo de Bom Jesus informa que está sendo documentado todos os danos causados ao Monumento Cânions do Viana, e todos os casos serão enviados as autoridades competentes. Preserve nosso patrimônio!
Prefeitura Municipal de Bom Jesus Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Bom Jesus

Ao Portal Ponto X, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Simôa, disse que estão registrando (B.O.) Boletim de Ocorrência, contra os acusados de cometerem os atos de vandalismo. Em seguida o Conselho de Turismo deverá conversar com os proprietários para tomarem as devidas providências. Os locais receberão reparos.
Ainda segundo a secretária Ana Simôa, será realizada uma campanha de mobilização em Escolas, Hotéis e logradouros públicos para conscientizar a população no sentido de preservar o Monumento Cânions do Viana.
Deixe sua opinião: