terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Redação

Bom Jesus e Corrente podem registrar novas chuvas até quarta-feira (22), alerta meteorologista da Semarh-PI

Segundo o Inmet, a região Sul do Piauí pode registrar acumulados de até 50 mm.

Ver resumo
  • A meteorologista Sônia Feitosa informou sobre a previsão de chuvas intensas nos municípios de Bom Jesus, Corrente e outras áreas do Sul do Piauí.
  • As chuvas devem ocorrer até quarta-feira (22), com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
  • A previsão indica pancadas fortes e rápidas ou chuvas cumulativas significativas durante o dia.
  • Podem ocorrer ventos entre 40 e 60 km/h com acumulados de até 50 mm por dia.
  • O risco de quedas de energia e danos estruturais é baixo a moderado, mas há possibilidade de alagamentos, queda de galhos e raios.
  • As chuvas marcam a transição entre os períodos seco e chuvoso, influenciadas por uma frente fria e altas temperaturas.
  • A Defesa Civil recomenda evitar áreas de alagamento, não se abrigar sob árvores e manter distância de equipamentos elétricos durante as chuvas.
(Foto: Portal Ponto X) Bom Jesus e Corrente podem registrar novas chuvas até quarta-feira (22), alerta meteorologista da Semarh-PI
Alerta de chuva no Piauí

A meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh-PI), informou que os municípios de Bom Jesus e Corrente, além de outros municípios no Sul do estado, podem registrar chuvas intensas nos próximos dias, com previsão de pancadas fortes até a próxima quarta-feira (22). O alerta é baseado em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Pode chover de hoje para amanhã, inclusive forte. Tem potencial de ser uma chuva forte, ou então uma chuva que pode ser de forte intensidade e rapidez, num espaço pequeno de tempo, com um acumulado maior. Ou então uma chuva que, no decorrer do dia, acumule uma grande quantidade de chuva”, explicou a meteorologista.

Segundo o Inmet, a região Sul do Piauí pode registrar acumulados de até 50 mm por dia e ventos entre 40 e 60 km/h. Embora o risco de queda de energia e danos estruturais seja considerado baixo a moderado, ainda há possibilidade de alagamentos pontuais, queda de galhos e descargas elétricas.

Sônia Feitosa destacou que o aumento das chuvas nesta época do ano está ligado à transição entre o período seco e o início do período chuvoso.

“É uma época em que o padrão atmosférico começa a se organizar para provocar mais ocorrência de chuvas. Essa condição é favorecida também pela frente fria que atinge o Sudeste piauiense, trazendo umidade suficiente para, combinada com as altas temperaturas, formar o cenário ideal para precipitações”, concluiu.

🌧️ Orientação: A Defesa Civil recomenda que a população de Teresina, evite áreas de alagamento, em outras regiões do estado, também não se abrigar sob árvores durante as chuvas e mantenha distância de equipamentos elétricos ligados à rede.

 Segundo o Inmet, a região Sul do Piauí pode registrar acumulados de até 50 mm.  

Deixe sua opinião:

Veja também:

Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí
Receba direto no seu WhatsApp as principais notícias do Portal Ponto X - Conectando o Piauí