O Piauí registrou 10 mortes e 5.147 casos confirmados por dengue em 2022. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos e Notificação e mostram que as mortes aconteceram em quatro municípios: sete em Teresina, uma em São Miguel da Baixa Grande, uma em Pedro II e uma em Pio IX.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), a última vez que o estado registrou óbitos pela doença foi em 2019, quando contabilizou três vítimas.
O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, reforçou a necessidade de cuidados domésticos na prevenção a criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor dengue, zika vírus, chikungunya e outras doenças.
“Nós já sabemos qual é o caminho: o trabalho do limpeza do ambiente doméstico. Sabemos que é nele que temos, pelo menos, 80% dos criadouros do Aedes Aegypti. Gaste 10 minutos do seu tempo para avaliar o seu ambiente doméstico, faça limpeza, evite acúmulo de água e de materiais que possam ser criadouros do mosquito. Essa é a principal ação para diminuir o número de mosquitos e fazer a prevenção da doença no nosso estado”, lembrou Herlon Guimarães.
Além de incentivar a prevenção doméstica nos municípios, a Sesapi encaminhou às Regionais de Saúde 4 mil litros do inseticida para ajudar a matar o mosquito. “No momento em que recebemos as este veneno, já enviamos as nossas regionais, por onde os municípios poderão fazer à solicitação”, explicou.
📲Siga o Portal Ponto X nas redes sociais:
👉🏼no Facebook
👉🏼no Instagram
👉🏼no Twitter
👉🏼no youtube
Fonte: G1PI
Deixe sua opinião: