28.2 C
Bom Jesus

Veja quem é Lucirene Fernandes de Carvalho, pré-candidata a prefeita de Redenção do Gurgueia

Biografia da professora Lucirene Fernandes de Carvalho.

Lucirene Fernandes de Carvalho nascida no Brejinho, em 20 de agosto de 1959. Dia do Padroeiro de Redenção do Gurguéia Sr. Bom Jesus da Lapa, final dos festejos de Redenção Gurguéia. Lucirene, a 5ª  de nove filhos de sangue de José Arcilon Fernandes e Julidete Lopes Fernandes, passa sua infância no Brejinho num ambiente efervecente,  família de muitos irmãos, vizinhança, trabalhadores, de acolhimento, brincadeira, rodas etc..??. Começa a rabiscar as primeiras letras e soletrar os primeiras sílabas entre o Brejinho e Almécegas, tendo como primeiras Professoras sua mãe e Auri Guerra. Ainda no final de sua infância Lucirene viaja para Brasília onde cursa até a 5ª série, voltando posteriormente para o Piauí, prosseguindo seus estudos na vizinha cidade de Curimatá onde concluiu o Ginásio. Em Bom Jesus, cursou a Escola Normal se formando então Professora de primeiro grau. Vindo, formar-se em Letras Português anos depois, com a expansão da Universidade Estadual do Piauí em Corrente, PI, que mais tarde, pela mesma Universidade fez Pós-Graduação, adquirindo o Título de Especialista na área.

Ao término do segundo grau, a Professora Lucirene retorna à Redenção onde inicia o valioso e duradouro trabalho em prol da construção de uma educação de qualidade e formação profissional dos cidadãos e cidadãs de Redenção do Gurguéia. Trabalho que continua até os dias atuais.

Ainda na flor de sua juventude a Professora Lucirene, inicia o seu profícuo trabalho pela educação de Redenção do Gurguéia como Sub-coordenadora do Órgão Municipal; Secretária escolar do Grupo Marcos Parente; Diretora da Escola Cenecista José Soares, a saudosa CNEC, assumindo posteriormente, a Secretaria Municipal de Educação por três vezes,  Supervisora de Educação do Estado por —vezes, mais recentemente, Presidente do Conselho de Educação do Município. Até os dias atuais é Professora de português nas escolas do município e do estado. Foi Professora também do Ensino Superior na UESPI e nas Escolas de Ensino técnico. Trabalho realizado com dedicação e compromisso, desde dos cargos administrativos como a bela arte do ensinar e aprender que a docência nos proporciona. Nesta oportunidade demonstrou sua capacidade administrativa, resolutiva, competência, de coordenação, obtendo, assim, resultados de excelência para a melhoria da educação do município, proporcionando boa formação, inclusão e acessibilidade à comunidade escolar da cidade e do interior. Trabalho calcado no esforço de muitas mãos, pois nesse tempo também demonstrou sua capacidade de agregar pessoas e trabalhar em equipe.

Paralelo a isso, o dinamismo e energia que lhe é peculiar permite que a Professora transita com o mesmo compromisso e competência em várias áreas. Na sua juventude, revelava na pessoa de Lucirene o espírito de liderança e capacidade de organização, presidindo o Clube de Jovens Unidos a Cristo – CJUC, grupo de jovens compromissados com os princípios cristãos como também com os problemas sociais pertinentes da época.  No grupo, já preocupada com aquelas pessoas em estado de vulnerabilidade social, organizou o Natal da “Criança Pobre” fazendo a alegria de muitas crianças que sonhavam com um brinquedo. Com essa mesma preocupação social, realizava assistência às famílias com doações de roupas e cestas básicas. Preocupada também com a formação cultural daqueles, seja no âmbito escolar ou no grupo jovem, produzia peças de teatro que eram apresentadas com elogios nas escolas e cidades vizinhas, levando cultura para a comunidade e despertando o gosto pelo teatro, poesia, dança e música na juventude redencense. Ainda na área social, atuou e ainda atua na Associação ADECOR, um serviço voluntário que nem por isso deixa de realiza-lo com responsabilidade e compromisso na defesa de bens e serviços para usufruto do povo de Redenção.

A professora Lucirene também é combativa na defesa dos direitos de sua classe associada à bandeira de uma educação de qualidade para todos. Como integrante ativa do Sindicato dos profissionais da educação de Redenção do Gurguéia várias conquistas na luta sindical foram adquiridas, tais como:

Como Política desempenhou com destaque a função de Veredora. Na época a juventude e o povo a conduziu à Câmara Municipal como a Vereadora mais bem votada.  Na câmara com  sua força, determinação e senso de justiça preservou a soberania do voto popular e a vontade do povo, evitando a cassação do prefeito eleito. Como presidenta da Câmara criou e aprovou a Lei Orgânica do Município e também, tornou a câmara independente da Prefeitura municipal, dando autonomia à mesma e consequentemente, tornando-a em pé de igualdade o Poder Legislativo ao Poder Executivo do município.

A sua participação na Igreja também é marcante, não só na organização das atividades da Igreja, como também uma mulher de fé que tem como alicerce de sua vida e na condução de suas decisões Deus como mentor de todas as coisas???.

Mas a Professora Lucirene, não é só trabalho, é alegria, é festa, é a boa energia que contagia amigos, familiares e todos que estão ao seu redor. Como amiga, a lealdade e a verdade é o pilar de suas amizades.

Como família, foi boa filha, companheira de nossos pais, apoiando –os nas adversidades que a vida lhes impunha, auxiliando-os na formação da educaional dos irmãos mais novos, onde muitas vezes tomou para si, a responsabilidade formá-los. Para a família, Lucirene é a tradução de Força quando fraquejamos, Norte quando perdemos a direção, Suporte nos momentos difíceis. Por outro lado, a alegria e piadista, que nos faz sorrir.

Esta é a Professora Lucirene, pessoa que construiu sua história com muito trabalho, compromisso, honestidade e esmero. Uma vida inteira de dedicação e doação em prol de uma Redenção mais justa, inclusiva e igualitária. Trabalho de quem conhece a realidade de Redenção, de quem vivenciou com cada família de cada canto dessa cidade fases de avanços e/ou retrocessos, momentos bons ou ruins, privilégio de quem optou para construir sua vida na árdua missão de resistir, que mais uma vez, atendo o chamamento popular a vontade do povo, disponibiliza seu nome como alternativa a serviço de Redenção, com a mesma, garra, determinação, compromisso e, principalmente, devolver ao povo a esperança de dias melhores.

Professora Lucirene representante autêntica da MULHER brasileira, piauiense e redencense. Mulher de força, capaz, determinada, competente e de luta. Mulher esposa de Ronaldo Figueiredo, mãe de Ranna Gabriela e Yamin, neta de Raimunda Fonseca Leite, filha de José Arcilon Fernandes e Julidete Lopes Fernandes, mulher filha do Brejinho, filha de Redenção do Gurguéia.

Com orgulho da tua luta e da tua história te desejo, minha irmã, uma boa luta!

Ass. Luzineide Fernandes de carvalho

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...