logo-cabecalho

Siga nossas redes:

Uruçuí registra quase 60 casos de Covid em uma semana

A cidade de Uruçuí, na região Sul do Piauí, registrou entre os dias 30 de maio e segunda-feira (6) 58 casos de Covid-19, apesar do painel epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informar apenas um caso por dia no estado.

Segundo a Sesapi, a diferença entre os números de caso pode ocorrer por problemas de informações oriundos do município. A Secretaria informou ainda que, no momento, tem conhecimento da disparidade dos dados apenas em Uruçuí, mas que o problema pode estar ocorrendo em outras cidades.

O problema se reflete na subnotificação de casos de Covid no Piauí. Os dados são fundamentais para o acompanhamento da evolução da doença no estado e para a tomada de medidas de prevenção.

“Diariamente captamos as informações dos sistemas e fechamos o boletim. O município digita os casos notificados por eles no e-SUS. Estes só estarão disponíveis para nós do Estado após o município encerrar o caso no sistema, somente com a digitação ele ‘não sobe’ para o Estado”, explicou Fabiano Barbosa, técnico em informação responsável pelo Painel epidemiológico da Sesapi.

De acordo com a coordenação de Estratégia em Saúde da Família da secretaria municipal de saúde de Uruçuí, quando o paciente chega ao posto de saúde e o resultado do teste é positivo, ele já é automaticamente incluído no sistema. A servidora informou ainda, que estão sendo notificados casos de Covid-19 diariamente na cidade.

A coordenação informou ainda que a explosão dos casos na cidade pode ser atribuída à flexibilização do uso das máscaras e a volta de eventos com grande concentração de pessoas. A cidade registrou 13 casos somente no dia 30 de maio, e mais 14 no dia 31.

Ainda segundo ela, a vacinação na cidade continua acontecendo, cerca de 90% da população apta a ser vacinada na cidade já tomou pelo menos duas doses da vacina para Covid-19, e 50,36% já tomou o primeiro reforço.

Apesar do aumento significativo no número de casos, não há pacientes internados, e todos que estão com testes positivos, apresentam sintomas leves da doença, isolados em ambiente domiciliar.

📲Siga o Portal Ponto X nas redes sociais:

👉🏼no Facebook

👉🏼no Instagram

👉🏼no Twitter

👉🏼no youtube


Fonte: G1PI

VEJA TAMBÉM