logo-cabecalho

Siga nossas redes:

URGENTE: Piauí tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos, afirma Sesapi

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox ) no Piauí. O paciente é do sexo masculino, tem 46 anos e reside na cidade de Batalha.  O paciente já foi informado do diagnóstico e não está mais no período de transmissão da doença. Ele teve contato com pessoas que foram para país estrangeiro. Outros cinco casos continuam em investigação.

Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, informou que recebeu a confirmação do primeiro caso, na manhã desta quinta-feira (4), pelo Instituto Oswaldo Cruz, após analisar os exames do paciente.

Guimarães acrescentou que o paciente foi avaliado pelas equipes da saúde, que coletaram os seus exames. “Agora, finalmente, saíram os resultados. O paciente está bem, já cumpriu o período de 21 dias de isolamento. Os primeiros sintomas foram dia 3 de julho. Ele já está seguindo sua vida normal, sem nenhuma sequela”.

“Nós já informamos ao paciente e entramos em contato com a equipe de vigilância municipal da cidade para que todos estejam cientes do caso. Esse paciente teve contato com pessoas do estrangeiro. Esse paciente teve toda a sintomatologia característica da doença, como febre, dores musculares, dores de cabeça e a presença das lesões”, disse.

As pessoas que tiveram contato com o paciente, segundo o superintendente, passaram por avaliação do sistema de vigilância e nenhuma apresentou sintomas.

PREVENÇÃO E SINTOMAS

Guimarães reforça para que as pessoas respeitem as medidas de higiene contra a doença. “A higiene é o padrão máximo para que a gente possa prevenir essa doença”.

A Sesapi ressalta que a principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. “Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza”.

“A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio esperma, sangue e utensílios contaminados”.

Esta matéria está em atualização…

📲Siga o Portal Ponto X nas redes sociais:

👉🏼no Facebook

👉🏼no Instagram

👉🏼no Twitter

👉🏼no youtube

Com informações do Clube News

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress