28.2 C
Bom Jesus

URGENTE: PF prende vereador, empresários e servidores de prefeitura no Piauí

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da ação é apurar suspeita de desvio de recursos públicos da educação destinados ao município.

Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Federal em uma ação conjunta com a Controladoria-Geral da União, deflagrou a “Operação Delivery”.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da ação é apurar suspeita de desvio de recursos públicos da educação destinados ao município de União.

A PF informou que cinco pessoas foram presas, dentre elas empresários, agentes públicos municipais e um vereador. Eles são investigadas por crimes de corrupção, peculato e fraudes licitatórias.

Segundo a Polícia Federal, o inquérito policial foi instaurado a partir de notícias da apreensão, pela Polícia Militar, de R$ 379.000,00 (trezentos e setenta e nove mil reais) em espécie, no dia 1º de maio de 2020, em veículo alugado pela prefeitura de União, em posse de dois funcionários municipais que não esclareceram a origem dos valores.

Conforme o inquérito, a Secretaria de Educação de União teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a contratação de empresas fictícias de Fortaleza/CE, responsáveis pelo fornecimento fraudulento do material didático.

Ainda segundo a PF, análises da CGU apontam que os contratos superfaturados utilizados para obtenção do dinheiro apreendido geraram ao FUNDEB prejuízo mínimo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

AGENDA LIVE PONTO X:

Veja agenda de LIVES nas redes sociais do Portal Ponto X. Inscreva-se em nossa páginas e canais, assista e participe ao vivo.

  • Nessa quarta-feira dia (13) às 12:00h o nosso entrevistado será o deputado estadual Gustavo Neiva. [Pauta: Consequências do Coronavírus no Piauí].

  • Na sexta-feira dia (15) às 18:00h o nosso entrevistado será o o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI), João Cabral. [Pauta: Operação de combate ao Coronavírus no estado].

Clica, curte e se inscreve nas páginas e canais do Portal Ponto X:

facebook.com/portalpontox

twitter.com/PortalPontoX  

instagram.com/portal_pontox  

youtube.com/TVPontoX

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...