Nesta segunda-feira (28/12) a exatos quatro dias para o fim da gestão do prefeito Diostenes Alves, a prefeitura do município de Avelino Lopes, no Sul do Piauí, amanheceu com marcas de um “suposto” arrombamento. Na sede municipal funcionam vários setores da administração. Em meio a computadores e outros equipamentos de valor roubaram apenas os HDs dos computadores.
“Em oito anos de mandato do atual prefeito, a gestão recebeu milhões em repasses públicos, não houve um pequeno furto nas dependências do órgão, justamente ao termino do seu poder a frente do município, mais precisamente a quatro dias da posse do próximo prefeito, acontece um arrombamento com sinais de queima de arquivos, isso porque no prédio da prefeitura municipal de Avelino Lopes, funciona vários setores da administração publica, porem apenas os HDs dos computadores da contabilidade e da licitação foram furtados, nos outros setores não sumiu uma caneta sequer”. Diz uma nota da assessoria de comunicação do prefeito eleito Moreninho.
O prefeito Diostenes, deixará o cargo no próximo dia 31 de dezembro de 2020, está respondendo na justiça por supostas ações ocorridas em sua gestão, As ações judiciais tramitam na vara estadual como também na federal e órgãos fiscalizadores de contas. Na justiça do estado tramita ação penal número 2016.0001.010294-1 como órgão julgador a primeira câmara especializada criminal, ação que tem autoria do MP-PI, já na justiça federal o gestor responde pelo crime de improbidade administrativa no processo de numero 0002549-64.2019.4.01, nesse processo Diostenes é acusado pelo MPF por desvio de finalidade na utilização e aplicação de recursos oriundos do antigo FUNDEF, em um de seus despachos o MPF cita que: tudo foi furtado com pratica ilícita do requerido, tal processo encontra-se na mesa do juiz federal da subseção de Corrente, para sentença.
“Ao fim do seu mandato Diostenes Alves, sai da prefeitura de Avelino Lopes, pela porta do fundo, deixando um município tomado pelo lixo nas ruas, descasos e todos os setores da gestão publica, sem falar na saúde onde o mesmo pouco fez, numa situação critica como da pandemia que vivemos, sem ações veementes por parte do atual gestor perdemos mais de 14 vidas ceifadas pelo coronavirus, e o município com mais 260 infectados, esse é o legado que deixa o atual gestor.” Diz a nota.
O prefeito eleito Moreninho, disse a nossa reportagem que não há transparência com a equipe de transição, algo que seria natural por força da lei, e há ocultação de informações a equipe da futura gestão.
A equipe do prefeito Moreninho, irá ingressar com ação nos órgãos de fiscalização e Polícia Federal, para esclarecer o desaparecimento dos HDs dos computadores da prefeitura, segundo informações, muitas informações importantes estão contidas nos equipamentos supostamente roubados.