logo-cabecalho

Siga nossas redes:

Três empresários são presos suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Operação Mandarim (Foto: montagem ClubeNews/ PC-PI)

Três empresários foram presos durante a operação “Mandarim”, na manhã desta quarta-feira (23), nas cidades de Teresina (PI) e Timon (MA). A informação foi confirmada pelo delegado Thiago Silva, da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre).

A operação foi deflagrada para coibir os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de esquema de lavagem de dinheiro.

“Os empresários entravam, principalmente, nessa parte da lavagem de dinheiro, na ocultação do patrimônio e na dissimulação, principalmente na construção de imóveis e, a partir disso, foi feito o sequestro e o bloqueio das contas, das aplicações financeiras, justamente, em um posterior inquérito, tratando específico dessa lavagem, apurar de forma mais profunda e ver a presença de outros eventuais investigados”, afirmou o delegado Thiago Silva.

De acordo com a Depre, a investigação teria sido iniciada no ano de 2018, com intuito de desarticular um grupo criminoso voltado para o tráfico de drogas, e que seria liderado pela pessoa conhecida por “Paulinho Chinês”.

A partir disso, o delegado destaca que os empreendimentos dos empresários eram construídos por meio do tráfico de drogas.

“A partir de um certo tempo, ele passou a não ter nenhum intermediário na compra de entorpecentes. Ele foi preso no dia 9 de novembro portando 30 kg de entorpecentes e, nesta quarta-feira (23), foi dado o cumprimento, na prisão, desse novo mandado de prisão contra ele”, conta o delegado.

Além dos empresários, outras seis pessoas, sendo quatro homens e duas mulheres, também foram presas por ligações com os suspeitos. O delegado destaca que elas forneciam suas contas para realizações de transações bancárias com dinheiro ilícito.

“Uma delas, entre os anos de 2019 e 2021, chegou a movimentar R$ 10 milhões em sua conta, sendo que formalmente ela é gerente de uma loja, ou seja, ela não teria como movimentar esse dinheiro, não teria como ter esse ganho”, explicou o delegado Thiago Silva.

ENVOLVIMENTO EM CRIMES
Segundo a Depre, o grupo investigado também teria relação com a apreensão de 145 kg de drogas no dia 20 de março de 2022 no Piauí. A droga era transportada como “bagagem” de um ônibus interestadual, que saiu do estado de Mato Grosso. Nessa ocorrência, um homem – de iniciais R.N.R da C – foi preso. Ele era motorista do ônibus, que não transporta nenhum passageiro.

Já no dia 9 de novembro de 2022, em outra ação policial, algumas pessoas ligadas ao “Paulinho Chinês” também foram presas em flagrante delito com drogas.

“Além das apreensões acima, a investigação também apurou crime de lavagem de dinheiro, razão pela qual 10 veículos estão sendo sequestrados; além de dois imóveis, bem como bloqueado valores na ordem de até 30 milhões nas contas bancárias de todos os investigados, sejam dos operadores da lavagem ou das pessoas conhecidas como ‘laranjas’”, informou a Depre.

A Polícia Civil do Piauí detalha que a ação conta com a participação de cerca de 70 policiais das equipes da Polícia Federal, COE, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Teresina, Polícia Civil de Timon e dos Núcleos de Operações com Cães da PCPI e PCMA.


Fonte: Clube News

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress