logo-cabecalho

Siga nossas redes:

Surto de tuberculose nas prisões do Piauí contabiliza dez casos e duas mortes

Dez casos de presos com tuberculose foram registrados recentemente no Sistema prisional do Piauí. Dois deles vieram a óbito por conta da doença, no mês de dezembro.

De acordo com matéria da TV Cidade Verde, as secretarias estaduais de Saúde, e de Justiça estão trabalhando para evitar que essas doenças aumentem.

Uma reunião está programada para esta sexta-feira (04/01) entre as duas pastas, Justiça e Saúde, a fim de encontrar medidas de contenção para oque já é considerado um surto de tuberculose no sistema prisional.

O alerta inicial deste problema foi feito pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários, que levantaram essa situação alarmante, e temem a proliferação da doença dentro e fora do sistema prisional.

O presidente da SINPOLJUSPI, Cleiton Holanda, pontuou que inicialmente a medida a ser adotada seria, por exemplo, o uso de máscaras, de álcool gel. Algumas medidas que possam evitar essa transmissão rápida do detentos para outros presos e também para agentes penitenciários. Além do isolamento dos detentos diagnosticados com a doença.

Gisela Brito, técnica de referência de saúde prisional, deu a confirmação de pelo menos dez casos de presos com tuberculose nos presídios do Piauí, além de confirmar dois óbitos, que teriam ocorrido dentro da Penitenciária Major César, e o diagnostico dos outros que estão em acompanhamento, seriam na Penitenciária Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, na Irmão Guido, na Penitenciária de Vereda Grande e também na UAP – Unidade de Atendimento ao Público.

Portal Ponto X 2019 – Conectando o Sul do Piauí. Siga-nos no Facebook @portalpontox no Instagram portal_pontox e no Twitter @PortalPontoX


Fonte: Reprodução / TV Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress