28.2 C
Bom Jesus

Sesapi descarta mortes por suspeita de coronavírus de Redenção e Avelino Lopes, Sul do estado

A Secretaria de Estado da Saúde descartou nesta quarta-feira (25), a suspeita de três óbitos por coronavírus no estado. Os exames foram feitos no Laboratório Central do Piauí (Lacen/PI). Segundo a Sesapi, os pacientes são das cidades de Avelino Lopes e Redenção do Gurguéia, ambos com atendimento em Bom Jesus e São João da Varjota, com atendido em Oeiras.

Outros 4 casos continuam em investigação, sendo dois em Anísio de Abreu e Guaribas, um em cada cidade, com atendimentos no Hospital de São Raimundo Nonato e dois casos de Teresina.

Segundo a Sesapi, os pacientes atendidos em Bom Jesus foram um homem de 77 anos e uma criança de sete anos;  uma criança do sexo feminino de  13 anos, atendida em Oeiras; uma criança de um ano de idade, do sexo feminino e um homem de 52 anos, atendidos em São Raimundo Nonato, além de dois homens de Teresina, de  53 e 19 anos, coletaram amostras de swab que foram enviadas ao Lacen para  investigação dos óbitos.

De acordo com a coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde, os três óbitos que foram descartados para Covid-19 positivaram para os vírus da influenza A e B, que estão circulando no estado. No caso da Influenza A e B, o paciente tem sintomas que incluem febre, prostração e dores no corpo, que se estendem entre três e sete dias, com possibilidades de desenvolver um quadro pulmonar.

Para fazer a análise do Painel Respiratório e Covid-19, são utilizadas amostras de secreção do nariz e da garganta do paciente. A coleta é feita com hastes de plástico, que tem um material parecido com algodão nas pontas. Depois, essas hastes são colocadas em um tubo, que tem toda a identificação dos pacientes.

Os técnicos realizam primeiramente o Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1, 2 e 3 e Adenovírus). Só após a negativação desse exame, ele é testado para o Covid-19.

“O Lacen está trabalhando em sua capacidade máxima para atender a demanda, que aumentou muito nos últimos dias”, afirma o secretário Florentino Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...