A beterraba é, provavelmente, um dos vegetais mais utilizados na gastronomia em todo o mundo. Versátil e saboroso, o tubérculo traz diversos nutrientes e propriedades medicinais que ajudam o organismo a prevenir e combater doenças como, por exemplo, a anemia.

Vitaminas

Além do ferro, a beterraba é abundante em vitaminas e proteínas. Pode ser consumida em saladas cruas ou cozidas, sopas ou tortas. Quando em forma de suco, é utilizada para o tratamento de artrites e reumatismos

Benefícios

Por ser riquíssima de ferro, a beterraba ajuda pessoas com anemias específicas pela falta desse nutriente. Também tem propriedade antioxidante, que contribui na prevenção do envelhecimento precoce e ainda combate diversas doenças.

Além disso, é uma grande aliada do intestino. Apesar de todas as vantagens, é sempre bom reiterar que, por ter boa quantidade de carboidratos, a beterraba exige consumo equilibrado e moderado.

Água

Na hora do cozimento da beterraba, é importante jogar toda a água fora. Não é para reutilizar. Essa água é nociva à saúde, porque ela solta diversas enzimas que não fazem bem ao nosso organismo.

Saúde mental

O consumo regular aumenta o fluxo de sangue no cérebro, o que é importante para evitar doenças degenerativas, como a demência, em pessoas idosas. Além disso, a beterraba contém uma substância chamada betaína, importante para tratamentos de depressão, e triptofano, aminoácido essencial que promove a sensação de bem-estar

Atletas

A beterraba é um alimento que fornece energia para o organismo, o que aumenta a resistência. Tudo isso graças a uma substância chamada nitrato, que é convertida em óxido nítrico e fornece mais nutrientes e oxigênio para os músculos. Já a betaína reduz a fadiga muscular e aumenta a força.

Portal Ponto X 2019 – Conectando o Sul do Piauí. Siga-nos no Facebook @portalpontox no Instagram portal_pontox e no Twitter @PortalPontoX


Fonte: Estadão Conteúdo

Comentários Facebook