O nome da deputada federal Rejane Dias (PT-PI) foi aprovado na sabatina da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta terça-feira (10), e ela será a próxima conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Hoje, 25 deputados participaram da votação. Todos votaram a favor do nome.
A parlamentar foi indicada pelo governador Rafael Fonteles (PT-PI) para ocupar a corte de contas e, agora, assumirá a vaga de Olavo Rebelo – que protocolou a aposentadoria no dia 29 de dezembro.
“Quero agradecer a Deus, concomitantemente, ao nosso governador Rafael Fonteles, à minha família. É de fato uma honra estar aqui e ser sabatinada pelos nobres colegas deputados a um cargo tão importante”, disse durante a sabatina.
Conforme o rito da Alepi, o pretenso candidato ao TCE deve ser questionado em relação aos requisitos necessários para assumir o posto, como conhecimento em gestão, sendo avaliado o caráter ilibado do nome escolhido.
Durante o discurso, Rejane destacou os feitos realizados enquanto deputada federal, como leis de assistência à pessoa com aspecto autista e apoio à mulher. Ela também lembrou do período que ocupou uma vaga no Legislativo Piauiense.
“Eu posso olhar para trás e dizer que valeu a pena, como todas as lutas que foram importantes. Tenho habilitação para o cargo que almejo. O Tribunal de Contas aproxima a administração pública da população. O Tribunal tem uma ligação direta com a nossa democracia tão ameaça e importante”.
Rejane afirma que “o Tribunal de Contas do Piauí é o mais efetivo do Brasil. É uma corte muito nobre”.
“A transparência deve ser um dever universal e a sociedade exige isso. Então, quero dizer que me sinto preparada para esse desafio e peço o apoio dos deputados para esse nobre missão”.
Biografia
Rejane Ribeiro Sousa Dias é natural de Teresina e tem 51 anos. Ela possui formação em Administração pela Associação de Ensino Superior e Direito, pelo Centro de Ensino Unificado. Ao longo da carreira política, exerceu os cargos de deputada estadual e deputada federal pelo Piauí.
A deputada Rejane Dias já foi coordenadora estadual para Integração da Pessoa com Deficiência, entre 2003 e 2008; secretária estadual de Assistência Social e Cidadania, entre 2005 e 2006; e secretária da Educação e Cultura do Piauí, entre 2015 e 2016.
Em 2010, Rejane Dias foi eleita para o primeiro mandato como deputada estadual, com 55.175 votos – sendo a segunda candidata mais votada no pleito. Na eleição seguinte, em 2014, Dias conquistou o primeiro mandato como deputada federal, tornando-se a mais votada da eleição, com 134.157 votos.
Atualmente, ela é casada com o senador licenciado e ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI), e tem três filhos.