Promotoria de Justiça do Piauí cobra esclarecimentos das doações de UTIs para o hospital de Bom Jesus

A Promotoria de Justiça Regional de Bom Jesus, através do Promotor de Justiça, Gerson Gomes Pereira, realizou uma reunião virtual, na última sexta-feira (05) às 15:30 hrs, acerca das medidas de enfrentamento tomadas pelos órgãos Públicos do município de Bom Jesus.

A promotoria pediu explicações a respeito dos insumos e equipamentos fornecidos/adquiridos e doados ao Hospital Regional Manoel de Sousa Santos em Bom Jesus. A reunião virtual contou com a presença de lideranças políticas, institucionais, administrativa e comerciais, bem como de representantes da empresa Enel Green Power, que doou 5 leitos de UTIs para o hospital do município.

AS DOAÇÕES DE LEITOS DE UTIs:

A promotoria de justiça, cobrou esclarecimentos quanto ao processo de doação, equipamentos e insumos, forma de doação e o prazo de funcionamento dos Leitos das Unidades de Terapia Intensiva.

De acordo com o diretor do hospital, Helder Meneses, e representantes da empresa doadora dos Leitos de UTIs, Débora Pinho, Responsável pelos projetos de Sustentabilidade da Enel Green Power e Coordenadora do plano de Assistência Social no Piauí, o contrato de doação foi assinado no dia 29 de abril de 2020, a partir dessa data o estado tem 180 dias para colocar em funcionamento essas UTIs,  com base em um decreto padrão e publicado no diário oficial.

Para a Enel Green Power, garantir as doações, o governo do estado deverá num prazo de 60 dias enviar um relatório comprovando que todas as doações chegaram aos destinos, ou seja, nos dois hospitais, que receberam os leitos, (05 UTIs) para Bom Jesus e (05 UTIs) para o hospital de São Raimundo Nonato.

Helder Meneses, disse que já recebeu parte dos equipamentos das 5 UTIs doadas pela Enel e 5 que o governo irá instalar no hospital, ao todo serão 10 leitos de UTIs.

Questionado pelo Promotor de Justiça, Gerson Gomes Pereira, a respeito do prazo para o funcionamento das UTIs, o diretor do hospital respondeu; “O estado deu um prazo para esses leitos estarem em funcionamento na primeira semana de junho, porém esse prazo não será cumprido devido as dificuldades da pandemia”. Falou. Segundo Helder, mais 5 dias serão necessários para finalizar as obras de adequação na Policlínica e a chegada do restante dos equipamentos das UTIs.

SOBRE A CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS:

A promotoria pediu esclarecimentos a respeito da contratação de profissionais para as UTIs. De acordo com a diretor do hospital, uma comissão interna do (HRMSS) está sendo montada para lançar um processo seletivo e em breve o edital será publicado. O teste será feito através de análise curricular.

Esses novos profissionais serão contratados para suprir essas vagas para os 10 Leitos de UTIs. O quantitativo necessário para atender esses novos leitos são: 7 médicos, 7 enfermeiros, 7 fisioterapeutas, 20 técnicos de enfermagem, mais funcionários para serviços gerais e farmacêuticos.

SOBRE AS INSTALAÇÕES DAS UTIs:

As instalações desses leitos estão sendo bastante contestados pelo fato de estarem sendo alocados na Policlínica e não no hospital. Dois gastos para uma finalidade que muitos julgam desnecessários.

Os leitos das UTIs serão instalados na Policlínica, local onde seria a UPA/24 horas, mas que depois de pronta nunca funcionou. As novas adequações para receber os leitos estão em fase de acabamento, segundo o engenheiro da obra, Felipe Dias.

De acordo com o diretor Helder Meneses, esse 10 leitos de UTIs serão exclusivos para pacientes com a Covid-19. Depois, ao final da pandemia o governo irá transferir os leitos para ficarem em definitivo no HRMSS, informou o diretor. O hospital tem hoje um total de 51 leitos clínicos.

Ao final da reunião a promotoria questionou a respeito dos equipamentos que hospital disponibiliza para combater o novo coronavírus. Helder, disse que a unidade, disponibilizou 10 leitos exclusivos para pacientes covid e que o hospital conta com 7 ventiladores mecânicos.

O hospital não tem tomógrafo e a promotoria cobrou explicações se irão ficar na dependência desse equipamento. O diretor respondeu que por enquanto o serviço continuará sendo terceirizado.

INAUGURAÇÃO DOS 10 LEITOS DE UTIs:

A promotoria solicitou uma previsão para a inauguração das UTIs na Policlínica. O diretor do hospital não foi preciso e disse que depende ainda do teste seletivo e convocação dos funcionários, além do recebimento do restante dos equipamentos e treinamento do pessoal.

Vale lembrar que o governo do estado do Piauí, anunciou no dia (22 de março), a compra de 10 mil novos kits de diagnósticos do coronavírus e a criação de 100 novos leitos de UTIs. Para Bom Jesus, foi anunciado 10 UTIs pelo governador Wellington Dias. Até o momento apenas 4 respiradores foram enviados para o Hospital Manoel de Souza Santos, porém sem os kits laringoscópio, indispensável para realizar intubações endotraqueais.

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress