Professora da Uespi em Corrente desenvolve tecnologia para controle de pragas no feijão-caupi – Portal Ponto X

Professora da Uespi em Corrente desenvolve tecnologia para controle de pragas no feijão-caupi

Foto: Ronaldo Rosa / Embrapa

A professora Maria Andreia Nunes, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Corrente, foi contemplada pelo edital Uespi-Tech para desenvolver uma tecnologia de manejo de tradições no cultivo de feijão-caupi, uma cultura de grande relevância para a economia e alimentação na região. Com um financiamento de R$ 25 mil, o projeto agora conta com um específico e outros equipamentos essenciais, o que possibilitou superar limitações anteriores no campus.

📲Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e no Telegram

Utilizando inteligência artificial, a ferramenta desenvolvida pela professora Andreia identifica diretrizes de forma precisa e rápida, facilitando um controle direcionado e minimizando a necessidade de uso de agrotóxicos. A tecnologia não apenas promove uma agricultura mais sustentável, como também fornece um método mais seguro e eficaz para os agricultores locais no manejo de suas plantações.

“Esse financiamento foi fundamental para que possamos avançar na pesquisa, suprindo a carência de equipamentos no campus e viabilizando um projeto com grande impacto social e ambiental para a nossa região”, afirmou a professora Andreia.

A representa uma iniciativa importante para a agricultura local, beneficiando diretamente os produtores e promovendo práticas mais sustentáveis ​​no cultivo de feijão-caupi.

📲Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
📲Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram

VEJA TAMBÉM

plugins premium WordPress