28.2 C
Bom Jesus

Produção de grãos gera até 300 mil empregos dentro e fora do Piauí, diz Aprosoja

O Piauí produziu em 2018, 4,2 milhões de toneladas de grãos, gerando mais de 300 mil empregos diretos, indiretos e induzidos dentro e fora do estado. Isso graças, por exemplo, às indústrias de máquinas, insumos. O destaque do setor foi um dos assuntos abordados pelo primeiro programa da série Viva Piauí que Trabalha, exibido nesta segunda-feira (14) pela TV Cidade Verde. Para Rafael Maschio, diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja), a receita com a produção ultrapassa os 4 bilhões de reais.

“O Piauí, como é muito dito, é a nova fronteira agrícola, então ainda tem muito a desenvolver nessa área do setor agropecuário, especificamente da agricultura e cultivo de grãos nos cerrados. Os mais de 4 milhões de toneladas de grãos geram mais de 4,5 bilhões em receitas para o estado. Essa receita bruta do setor agropecuário gera dentro e fora da porteira, mais de 300 mil empregos entre diretos, indiretos e induzidos”, afirmou o diretor em entrevista à TV Cidade Verde.

De acordo com Maschio, o Piauí cultiva hoje algo em torno de 1,5 milhão de hectares, sendo que aproximadamente 1 milhão se concentra na região do cerrado. “Isso num estado que possui mais de 25 milhões de hectares. Hoje, a gente ocupa aí cerca de 6%, 7% da área do estado”, ressalta.

Recentemente, uma pesquisa divulgada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou que o Piauí possui cerca de 1,7 milhão de hectares plantados para 7,8 milhões de hectares preservados. A média, de acordo com os especialistas, aponta para uma inversão positiva ao que exige o Código Florestal, que prevê a preservação de 20% da área usada para o plantio. O levantamento inédito, chamado de Análise Territorial do Cadastro Ambiental Rural (CAR), foi encomendado pela Aprosoja. No Piauí, de acordo com os produtores, o percentual aponta para a preservação de cerca de 80% da área diante de 20% usados na produção.

“Isso é uma preocupação de todo produtor. O produtor é quem mais dependente do meio ambiente para ter a sua atividade viabilizada. A gente tem uma estimativa que 2,5 milhões de hectares estejam disponíveis para o cultivo nos padrões de tecnologia usados atualmente. A mesorregião sudoeste do Piauí possui aproximadamente 10 milhões de hectares e está cultivando grãos em 1%”, disse o diretor, reforçando que a desinformação sobre o agronegócio ainda é evidente.

“Esse estudo mostra o que se produz e se preserva no estado. O grande problema que se tem nesse ponto é a desinformação. Os 224 municípios foram detalhados nesse estudo”, afirma.

Regularização de terras

Outro problema histórico enfrentado pelos produtores é sobre a posse da terra, o que, muitas vezes, trava investimentos.

“A falta de segurança jurídica é o principal gargalo para o incremento ainda maior da produção agrícola do estado. O produtor que não tem uma segurança no título de propriedade de terra para usar aquilo como garantia e levantar recursos para se investir, acaba dificultando. Ainda temos esse problema sério de questionamento das propriedades privadas do Piaui. O embate entre terra devoluta do estado e terra particular: estamos passando há muito tempo esse problema. Agora chegamos a um entendimento mais próximo do que a gente chancela, que é a garantia do direito à propriedade do produtor rural de boa fé, que chegou há 20, 30 anos, adquiriu suas terras, fez investimentos, valorizou a região e tem gerado riqueza”, finalizou.


Fonte: cidade verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Polícias Civil e Militar prendem traficantes em Bom Jesus.

A ação integrada das Polícias Civil e Militar de Bom Jesus resultou na prisão de um casal traficantes, na apreensão de um menor de...

Gusttavo Lima é censurado e decide não fazer mais lives, CONAR aponta irregularidades nas transmissões

A declaração foi feita horas depois do músico virar alvo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que apontou irregularidades nas propagandas de bebidas...

Adolescente de 15 anos morre afogado em barragem no Piauí

O jovem Lucas de Jesus Almeida, de apenas 15 anos, de família de Campo Grande do Piauí, morreu vítima de afogamento no início da...

Sindicato denuncia cortes de horas extras e cobra adicional de periculosidade igual para todos durante pandemia

A Direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) em reunião na última quarta-feira (15/04) com o diretor do...