O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, no final da manhã desta quinta-feira (11), que o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil. O decreto com a nomeação deverá ser pulicado no Diário Oficial da União (DOU) em 19 de janeiro, e a posse ocorrerá em 1º de fevereiro.
O SBT News já havia informado que Lewandowski tinha aceitado convite de Lula para ser titular da pasta. Ele assumirá o posto no lugar de Flávio Dino, que deixou o ministério para ser ministro do STF. Até a posse, no próximo dia 1º, porém, Dino permanecerá à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Enrique Ricardo Lewandowski nasceu em 11 de maio de 1948, no Rio de Janeiro. Formou-se em ciências políticas e sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1971) e possui bacharelado também em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1973).
É mestre (1980), doutor (1982) e livre-docente em direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1994). Nos Estados Unidos, conseguiu o título de Master of Arts, na área de relações internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University (1981).
Foi ministro do Supremo Tribunal Federal — indicado e nomeado por Lula — de 16 de março de 2006 a 11 de abril de 2023.
Confira as últimas notícias do Portal Ponto X
Acompanhe o Ponto X no Facebook e no Instagram
Participe do canal de notícias do Ponto X no WhatsApp e noTelegram
Fonte: SBT News