28.2 C
Bom Jesus

Prefeitura de Santa Luz realiza encontro do ‘Programa Volta ao Novo’

A prefeitura de Santa Luz, no Sul do Piauí, realizou na última quinta-feira (15), o primeiro encontro do Programa Volta ao Novo, para professores da educação básica do município. O programa tem o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de competências socioemocionais aos docentes da rede pública do Estado do Piauí. O prefeito Zé Lima, prestigiou o evento ao lado da secretária municipal de educação, Ildene.

O programa visa criar planejamento estratégico de desenvolvimento das competências socioemocionais dos docentes da Educação Básica, além de construir redes de formadores nos municípios para formação em competências socioemocionais, mapear situações que apontam fragilidades no desenvolvimento de habilidades, construir e implementar programas de escuta qualificada a docentes da educação básica qualificada, cuidar da saúde mental de docentes a partir de terapias que garantam o desenvolvimento de emoções que possibilitem autonomia na sala de aula nas estratégias de desenvolvimento de competências socioemocionais.

A implementação do Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de Docentes no estado do Piauí – DECOMSED é uma parceria com o Instituto Ayrton Sena para desenvolvimento de competências socioemocionais para docentes, por meio da formação continuada, em rede, em todo território nacional, a qual acontecerá no Piauí em 03 fases distintas e complementares.

Na primeira fase, foram indicados, por meio da UNDIME/PI, 03(três) formadores denominados multiplicadores. Estes receberam formação dos técnicos do IAS (Instituto Ayrton Sena) em cinco macrocompetências: engajamento, abertura ao novo, amabilidade, autogestão e resiliência emocional.

Na segunda fase, acontecerá o lançamento do programa para os dirigentes municipais de educação com adesão e assinatura do termo de cooperação. Na adesão, o município se compromete em indicar 01 articulador, com perfil de mobilizador para mediar, acompanhar e monitorar o acesso às formações continuadas e execução no chão da escola. Estas formações acontecerão via Canal Educação da Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC. As quais serão transmitidas ao vivo, com possibilidades de acesso após a transmissão pelo youtube quinzenalmente as sextas-feiras em horário definido posteriormente.

Na terceira fase, o município construirá o Plano Municipal de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais. Esse produto será requisito para certificação dos cursistas via plataforma Canal Educação. Além da publicação do DECOMSED municipal, os cursistas responderão a uma escuta qualificada sobre saúde mental do professor dentro da plataforma.

 

Mais Lidas