Nove municípios do estado do Piauí irão sediar, entre o final de março e o início de abril, os Seminários Regionais que integram o processo de instalação formal do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba (CBH Parnaíba). Haverá, ainda, três eventos no Maranhão e dois no Ceará.

No Piauí, os seminários serão nos municípios de Bom Jesus, Piauí, São Raimundo Nonato, Floriano, Picos, Valença do Piauí, Teresina, Castelo do Piauí, Piripiri e Parnaíba. No Maranhão, em Balsas, Timon e São Bernardo. E no Ceará, nos municípios de Cratéus e São Benedito.

A realização é da Agência Nacional das Águas (ANA) e da diretoria provisória do CBH Parnaíba. O objetivo é repassar à população informação detalhada sobre o processo de instalação e formas de participação no Comitê, além da legislação de recursos hídricos, com ênfase nas atribuições e importância dos comitês de bacia para a gestão dos recursos hídricos.

Datas e locais:

Teresina – PI

30 de março
Balsas – MA 30 de março
Castelo do Piauí – PI 31 de março
Bom Jesus – PI 1º de abril
Cratéus – CE 1º de abril
São Benedito – CE 2 de abril
Parnaíba – PI 3 de abril
São Raimundo Nonato – PI 3 de abril
Picos – PI 6 de abril
São Bernardo – MA 6 de abril
Piripiri – PI 7 de abril
Valença do Piauí – PI 7 de abril
Floriano – PI 8 de abril
Timon – MA 8 de abril

Quem pode participar?

Estão sendo convidados a participar agentes e entidades passíveis de compor o CBH, tais como Prefeituras Municipais, entidades representativas de usuários de água, grandes usuários de água, instituições de ensino e pesquisa, ONGs, membros de colegiados de recursos hídricos e de meio ambiente e associações da sociedade civil com atuação na bacia hidrográfica, dentre outros.

O Comitê de Bacia

O CBH Parnaíba é um colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa que reúne 50 representantes divididos em usuários da água, sociedade civil organizada e governo. Nele devem ser discutidos, democraticamente e com transparência, os diferentes interesses sobre os usos da água na bacia.

 Sobre a Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba

A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba abrange uma área de 333.952 km², dos quais 20% estão inseridos no Estado do Maranhão, 75% no Piauí e 5% no Ceará, onde vivem cerca de 5 milhões de habitantes. São 277 municípios sendo 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses.

Multiplicadores sociais nas cidades

Vale ressaltar que, desde o dia 27 de fevereiro, mobilizadores sociais começaram a visitar os 277 municípios da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba. Eles estão em 10 áreas de mobilização, com bases de apoio nas cidades de Crateús e São Benedito, no Ceará; Balsas, Timon e São Bernardo, no Maranhão; e Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano, Picos, Valença do Piauí, Teresina, Castelo do Piauí, Piripiri e Parnaíba, no Piauí.

Comentários Facebook